O avanço impressionante da Inteligência Artificial anima a sociedade ao mesmo tempo em que assusta muita gente. A apresentação do Sora, a nova ferramenta de conversão de texto para vídeo da OpenAI, por exemplo, chocou o mundo. É muito difícil distinguir um vídeo feito pela IA de um vídeo de verdade. Isso ligou um alerta para as chamadas deepfakes.

Numa outra esfera, setores estão com medo de que a tecnologia de ponta pode acabar com empregos. Dubladores, atores, artistas de animação… Isso sem contar os profissionais que trabalham com texto. O ChatGPT pode entregar ótimos textos a uma velocidade espantosa, se bem programado.

Leia mais

Mas será mesmo que um jornalista, um escritor ou um roteirista vai perder o emprego para uma máquina? Para o premiado autor Salman Rushdie, não. Nem todos irão.

Em uma entrevista à revista literária francesa NRF, ele defendeu que os escritores não devem utilizar a IA, nem devem se preocupar com possíveis imitações.

Para chegar a essa conclusão, o autor de “Os versos satânicos” disse ter feito um teste.

Imagem: studiof22byricardorocha/Istock

A experiência de Rushdie

  • O escritor resolveu fazer um teste com o ChatGPT para ver se o chatbot conseguiria replicar o estilo dele.
  • Na área do prompt, o autor deu o seguinte comando: escreva “200 palavras no estilo de Salman Rushdie”.
  • E, segundo ele, o resultado foi um desastre:

“O resultado foi um monte de bobagens. Nenhum leitor que tivesse lido uma única página minha poderia pensar que eu era o autor. Foi bastante tranquilizador”, avaliou.

  • Na sequência, Rushdie explicou por que a máquina falhou miseravelmente no experimento:

“O sistema se contenta em assimilar enormes quantidades de texto e apresentar uma nova versão. Nenhuma originalidade pode ser encontrada. Também parece carecer completamente de senso de humor. São grandes lacunas”, declarou.

Uma alfinetada

Se por um lado Rushdie disse aos autores para ficarem tranquilos, por outro, ele cutucou escritores de outros segmentos. E indicou que, para eles, a IA pode, sim, ser uma ameaça:

“O problema é que essas criaturas aprendem muito rápido. Acredito que é mais preocupante para a literatura de gênero, como thrillers ou ficção científica, em que o que importa não é a originalidade da voz ou da linguagem”, disse o escritor.

“O mesmo vale para os roteiristas. Como Hollywood está constantemente criando novas versões do mesmo filme, a inteligência artificial poderia ser usada para redigir roteiros”, concluiu Salman Rushdie.

openai
Imagem: T. Schneider / Shutterstock.com

O atentado contra Rushdie

Vale lembrar que Salman Rushdie vive desde 1989 sob ameaça de morte depois que o Irã emitiu uma “fatwa” contra ele por seu livro “Os Versos Satânicos”, considerado uma blasfêmia por Teerã.

A obra mostra um personagem inspirado no profeta Maomé – o governo iraniano, comandado à época pelo aiatolá Khomeini, considerou que o autor retratou a figura de forma ofensiva.

Em 1989 mesmo, ele foi alvo do primeiro atentado. O autor então precisou se esconder sob a proteção da Scotland Yard, mas continuou escrevendo.

Ele publicou livros como “O último suspiro do mouro” (1995), “Fúria” (2001) e “A Feiticeira de Florença” (2008), além de diversos ensaios sobre temas sociais e políticos. Também são de sua autoria os livros anteriores “Os filhos da Meia Noite” (1981), que ganhou o prêmio Booker Prize, e “Vergonha” (1983).

O aiatolá iraniano mudou, mas as ameaças não. Em 1998, o aiatolá Khamenei publicou um comunicado oficial dizendo que não iria “nem apoiar nem tentar impedir operações para assassinar Rushdie”.

O clima de tensão continuou, até que, em agosto de 2022, um americano de origem libanesa esfaqueou Rushdie durante uma conferência literária em Chautauqua, perto de Nova York. O escritor ficou gravemente ferido e perdeu a visão de um olho.

O homem seria julgado no começo deste ano, mas o processo foi suspenso uma vez que Rushdie vai lançar em abril um novo livro baseado no ataque. Os advogados argumentaram que têm direito de analisar a obra antes do julgamento, já que ela poderia ser considerada como prova.

As informações são do France24.

O post A IA vai acabar com o trabalho dos escritores? Não dos criativos, segundo Salman Rushdie apareceu primeiro em Olhar Digital.