Começou, na segunda-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ), a Web Summit 2024, segunda edição de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Tudo está acontecendo no Riocentro.

Na edição de 2024, estão reunidas mais de mil startups e 600 palestras a serem realizadas, com temas, como sustentabilidade, uso de matrizes energéticas, criptomoedas e inteligência artificial (IA).

Leia mais:

Outro destaque interessante na segunda edição do evento é que ele já supera a de 2023 em proporção de startups fundadas por mulheres: 45%.

“As startups querem falar com as grandes empresas que aqui estão para vender seus produtos e serviços, e as empresas estão neste evento porque estão à procura destas startups que têm a nova tecnologia, que vem para o mercado, que vai ser altamente disruptiva”, afirmou Artur Pereira, diretor-executivo do Web Summit, ao Jornal Nacional.

Ideias inovadoras na Web Summit 2024

  • Entre as várias ideias inovadoras que estão aparecendo na segunda edição do evento, estão a de Valda e Lázaro Gonçalves, que trouxeram do Amapá um café feito de semente de açaí;
  • “Antes, caroço do açaí era desperdiçado, acumulado e jogado em vários lugares, causando grave impacto ambiental”, explica o empresário;
  • Entre as mulheres empreendedoras, está Bianca Andrade:
  • “Desenvolvi minha palestra de hoje [16] pensando na mulher, na mulher empreendedora, na mulher de favela – que é minha história. Uma mulher empreendedora de favela é potência inigualável. Então, saber que hoje tantas mulheres estão aqui também fazendo parte desse público, dominando esse espaço do empreendedorismo, para mim é ‘ai que bom’”, ressaltou.

A IA, claro, não pode faltar. Caso da Deb, que quer deixar as empresas mais inclusivas:

“Você pode perguntar várias questões relativas à questão de raça, de gênero. Então, a Deb é esse espaço seguro para tópicos sensíveis, que pode se plugar a plataformas de empresas, pode ir para as escolas para apoiar a educação infantil básica, fundamental e para a sociedade civil também tirar suas dúvidas”, disse Luana Génot, diretora-executiva do Instituto Identidades do Brasil.

Números esperados para a Web Summit 2024

Espera-se que a edição de 2024 injete na economia local cerca de R$ 33 milhões por dia de evento, segundo g1. Quanto ao impacto econômico, imagina-se um total de R$ 1,5 bilhão, já somando as edições de 2023 até 2028.

Em 2023, foram 63 mil pessoas que passaram pelo Riocentro em todos os dias de Web Summit (21 mil por dia). Neste ano, a expectativa é que este número dobre: para mais de 120 pessoas ao todo (40 mil/dia).

O post Web Summit 2024 Rio dá o “start” prometendo muitos conteúdos inovadores e tecnológicos apareceu primeiro em Olhar Digital.