Diferentes frentes parlamentares ligadas ao empreendedorismo se reuniram, nesta segunda-feira (18), para homenagear personalidades e entidades que estão empenhadas na promoção e no comitiva de pequenos, médios e grandes negócios espalhados pelo país. A Sessão Solene comemorou o Dia do Empreendedorismo, que foi festejado em 5 de outubro. A diretora de Governo e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, recebeu a homenagem em nome da entidade.
“Simbolizar o pequeno e microempreendedor brasílico é simbolizar a base da economia deste país. Eles são mais de 95% dos empreendimentos ativos no Brasil. Outrossim, são responsáveis por muro de 60% dos empregos e ainda geram 30% de todas as riquezas, que é o Resultado Interno Bruto (PIB)”, destacou Margarete Coelho.
Sessão Solene homenageou entidades e personalidades de pequenos, médios e grandes negócios. Foto: Erivelton Viana.
A diretora do Sebrae ressaltou os avanços nos últimos anos em relação ao envolvente de negócios para as micro e pequenas empresas. No entanto, segundo Margarete Coelho, eles ainda esbarram em uma legislação que burocratiza o empreendedorismo. “Infelizmente, muitos empreendem por premência mais do que por oportunidade. Isso revela a fragilidade da nossa legislação. O empreendedorismo brasílico precisa do escora dessa Vivenda para se fortalecer, pois é nos pequenos negócios que está o horizonte do nosso país”, afirmou.
Por termo, Margarete Coelho ainda alertou sobre o preconceito relacionado ao empreendedorismo feminino, que acaba dificultando a trajetória de milhões de mulheres no mercado.
A empreendedora brasileira paga ainda 4% de juros a mais que os homens só porque são mulheres. Elas ainda passam 17h a menos no negócio do que os homens porque estão presas à economia do desvelo.
Margarete Coelho, diretora de Governo e Finanças do Sebrae
“O Sebrae está à disposição de todas as frentes parlamentares para que possamos contribuir com uma legislação mais digna, potente e que realmente resolva a vida dos pequenos empreendedores”, concluiu Margarete Coelho.
A homenagem feita ao Sebrae foi uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, na figura do deputado federalista Jorge Goetten (Republicanos-SC). O colegiado é presidido pelo deputado federalista Augusto Coutinho (Republicanos/PE) e é formado por mais de 180 deputados federais e 23 senadores.