A Tesla está mostrando estar pronta para o futuro do carregamento sem fio de carros elétricos ao deixar o Cybertruck preparado para receber a tecnologia. A informação veio pelo Electrek, que informou que a picape futurista de Elon Musk possui conectores compatíveis conectados em sua bateria.

Na semana passada, o Olhar Digital noticiou que uma universidade desenvolveu um supercarregador, considerado o modelo sem fio mais rápido já desenvolvido, podendo pavimentar o futuro dessa tecnologia – mudando completamente a forma de carregamento de um EV.

Leia mais:

Cybertruck vai ser carregado sem fios?

  • Antigamente, a Tesla não parecia estar tão interessada em colocar carregamento sem fio para seus veículos elétricos;
  • Para a empresa, carregá-los sem fios é interessante para veículos autônomos, que se dirigiriam sozinhos e se carregariam sozinhos (o que, convenhamos, não seria fácil com cabos);
  • Há ainda a questão da eficiência, já que, até então, o carregamento por cabo é mais eficiente do que o sem fio, mas, mencionado, a tendência é que isso possa mudar;
  • Além da tecnologia mencionada, a ressonância magnética também está no páreo, atingindo eficiência similar ao cabo em 95%.

Historicamente, a Tesla deixava um braço robótico automatizado completar a tarefa de carregamento dos EVs autônomos, mas, no ano passado, isso mudou, quando a montadora lançou nova estação de carregamento doméstico sem fio.

A empresa nunca comentou sobre isso, mas uma imagem divulgada pela Tesla mostrou claramente essa estação de carregamento. Além disso, a empresa chegou a deter uma startup focada em carregamento sem fio, mas a vendeu. Vale ressaltar, porém, que, antes de repassá-la, a Tesla incorporou alguns de seus funcionários.

Sem falar que o designer-chefe da Tesla, Franz von Holzhausen, admitiu que a empresa estava trabalhando em dispositivo próprio. Mas, para que todo esse sistema funcione, os veículos devem estar preparados para aceitá-la e, por enquanto, temos a certeza de que um veículo da marca já tem a tecnologia, e esse é o Cybertruck.

Descobrindo carregamento sem fio no Cybertruck

Os responsáveis por descobrir o aparato na bateria do Cybertruck foram os pesquisadores do Cybertruck Owners’ Club, que encontraram uma referência, no manual de serviço da picape, a um conector, chamado “cabeçalhos de carregador indutivo”. Veja:

Captura de tela que mostra menção a suposto sistema de carregamento sem fio no Tesla Cybertruck (Imagem: Reprodução)

É possível, então, que, uma vez que sua estação de carregamento sem fio estiver pronta, a Tesla poderia liberar a tecnologia sem cabos em seu Cybertruck

O post Pronto para o futuro: Tesla Cybertruck já tem tecnologia de carregamento sem fio apareceu primeiro em Olhar Digital.