Cozinhar é uma das atividades mais nobres do mundo. Para alguns, é terapia. Para outros, trabalho. Tem ainda aqueles que consideram um desafio. Agora, em muitos casos, cozinhar é algo solitário.
Isso pode mudar no futuro. A sua companhia, porém, seria mais… robótica. Cientistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema que coordena robôs dentro de uma cozinha.
Leia mais
- Robô com IA ajuda na coleta e separação de lixo; conheça
- Robô humanoide que atuará na Mercedes começa a dar “primeiros passos”; entenda
- Conheça o Perfecta Grill, novo dispositivo que usa IA para cozinhar carne
Os robôs domésticos já existem há um bom tempo, mas desempenham atividades simples, como mudar algo de lugar ou aspirar o chão da sua casa. Alguns poucos podem até cozinhar, mas eles devem ser programados para isso.
A ideia desse novo projeto é que a máquina atue como um assistente ativo, que conversa com você, sugere receitas e entenda os pedidos que você faz. O sistema, então, organiza outras máquinas para que desempenhem as funções necessárias. Isso tudo graças à Inteligência Artificial.
Conheça o MOSAIC
- Sim, ele está conversando com a mulher!
- O sistema auxiliou os cientistas a concluírem 6 receitas diferentes: 3 saladas, 2 sopas e 1 sanduíche de atum.
- Vale destacar que os dois robôs que aparecem no vídeo não são o MOSAIC em si.
- Ele é um sistema que coordena os dois.
- Os robôs são o manipulador móvel Stretch Robot RE1 (Bob) e o manipulador de mesa Franka Emilka Research 3 (Alice).
- O MOSAIC funciona a partir de grandes modelos de linguagem (LLMs), que permitem que ele entenda os comandos verbais das pessoas e os execute.
“Em sua essência, o MOSAIC emprega modularidade: ele aproveita vários modelos pré-treinados em grande escala para tarefas gerais, como reconhecimento de linguagem e imagem, enquanto usa módulos simplificados projetados para controle específico de tarefas”, explicaram os pesquisadores em seu artigo científico.
Próximos passos
Apesar de ser um sistema avançado, o MOSAIC ainda não consegue desempenhar algumas atividades complexas.
Ele funcionou bem em subtarefas manuais simples, como pegar e mover objetos, mas ainda não foi aplicado a subtarefas mais avançadas, como cortar um ingrediente ou enrolar uma massa.
Esse é o próximo passo que os cientistas querem dar!
Eles também devem ampliar ainda mais o catálogo de itens que a IA reconhece. No vídeo, por exemplo, a mulher pede que o Bob pegue a pimenta. Ele sabe que aquele pote é o de pimenta! A ideia é que a máquina consiga reconhecer quase todos os ingredientes possíveis dentro de uma cozinha.
As informações são do Tech Xplore.
O post Essa Inteligência Artificial pode te ajudar a cozinhar! apareceu primeiro em Olhar Digital.