Essa pergunta aqui divide o brasileiro mais do que eleições presidenciais. Você lava ou não lava o frango antes de cozinhar? Eu tenho uma nutricionista em casa e ela nunca deixou eu fazer isso. Ao mesmo tempo que conheço muita gente que faz (inclusive a mãe dela).

Mas, afinal, devemos ou não lavar? Os cientistas é que vão responder a esse questionamento.

Leia mais

Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, realizaram um estudo com 300 participantes para determinar o risco de contaminação alimentar a partir do frango cru.

E a conclusão foi a seguinte: não devemos lavar a proteína!

Imagem: Ametist_Studio/Shutterstock

Por que não lavar?

A nutri falou, os cientistas também e até mesmo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) dos EUA. Os especialistas afirmam que “o frango cru está pronto para cozinhar e não precisa ser lavado primeiro”.

Antes de explicar o porquê é importante destacar que o frango cru pode abrigar dois tipos de bactérias que estão entre as causas mais comuns de intoxicação alimentar: a Salmonella e a Campylobacter.

As galinhas, entre muitos outros animais, podem não apresentar sinais de doença e ainda assim serem portadoras desses microrganismos. As bactérias são encontradas dentro do frango em locais como o intestino, mas quando esses animais são abatidos ela pode se espalhar pela carne toda.

Aí você pode imaginar que é por isso que devemos lavar, certo? Errado! Essas duas bactérias morrem durante o processo do cozimento (acima de 70ºC). E se você lavar o frango cru contaminado, as bactérias poderão se espalhar pela pia ou por outros locais da sua cozinha.

É isso que mostrou o estudo americano. Os cientistas pediram que os participantes cozinhassem uma salada de frango. Ao todo, 30% dos 300, ou seja, algo em torno de 100 pessoas lavaram ou enxaguaram o animal.

  • Um terço desses que lavaram disseram que o fizeram porque estavam com nojo do sangue e do sebo.
  • Outros 19% explicaram que fazem isso porque aprenderam em casa.

Quase todas as saladas preparadas por esses participantes terminaram contaminadas. Mas não só as deles… O estudo também fez outra importante revelação.

Uma questão de higiene pessoal

  • Algumas pessoas que não lavaram os frangos também contaminaram a salada.
  • Mas por que isso aconteceu?
  • Porque elas não lavaram as mãos antes de manusearam a proteína!
  • Sim, alguns participantes não fizeram isso e o risco de contaminação é igual ou até mais alto do que lavar o frango.
  • Os pesquisadores destacam que manter a higiene das mãos e da estação de trabalho (pia, bancada, mesa ou afins) é essencial para se ter segurança na cozinha.
  • Portanto, você que leu esse texto agora sabe: você não deve lavar o frango cru antes de cozinhar, mas deve lavar sempre suas mãos. E bom apetite!
varíola dos macacos medidas
Imagem: Maridav/shutterstock

As informações são do IFL Science.

O post Devo lavar o frango antes de cozinhar? O que diz a ciência sobre isso apareceu primeiro em Olhar Digital.