O backup criptografado do WhatsApp ajuda a proteger o arquivo com suas conversas. Essa camada extra de proteção é oferecida ao definir uma senha, que impede o acesso à cópia de segurança sem digitar a credencial. A seguir, descubra o que é e para que serve a ferramenta.

Leia mais:

whatsapp
Imagem: PixieMe/Shutterstock

O que é backup criptografado no WhatsApp?

O backup criptografado nada mais é que a cópia de segurança tradicional do mensageiro, mas com uma camada extra de segurança. Ao ativar o recurso, o acesso às informações fica condicionado a uma senha ou uma chave de 64 caracteres.

Esse recurso, que é opcional, funciona nos aplicativos para Android e para iPhone (iOS). Além disso, ao habilitar a configuração, o backup permanece armazenado no Google Drive ou iCloud.

Vale lembrar que, caso esqueça a senha, não é possível resgatar a cópia das mensagens sem a chave de segurança. Portanto, anote as credenciais em um local seguro para evitar a perda dos seus dados.

Também é possível alterar a senha ou desativar a criptografia de ponta a ponta do backup. Ambas as alternativas estão disponíveis nas configurações do WhatsApp.

Para que serve backup criptografado no WhatsApp?

A principal e única função do backup criptografado é proteger o histórico de mensagens do seu celular. Afinal, ao ativar a senha, somente quem possui a senha em mãos consegue visualizar o arquivo com suas conversas e outras informações.

Isso acontece graças à criptografia de ponta a ponta, que dificulta o acesso indevido ao arquivo de backup. 

Portanto, o backup criptografado do WhatsApp é recomendado para todos os usuários, já que evita acessos indevidos ao arquivo que faz uma cópia do histórico de conversas por terceiros.

No entanto, o recurso não vem ativado por padrão. Para usá-lo, é necessário acessar as configurações do mensageiro e ativar o backup com senha.Via WhatsApp

O post Backup criptografado do WhatsApp: o que é e para que serve? apareceu primeiro em Olhar Digital.