Posteriormente intensa preparação no Capital Empreendedor, as 100 startups finalistas da iniciativa chegam à última período do programa e participam do Giro de Investimentos nos dias 26 e 27 de novembro, em São Paulo. A programação inclui momentos para ajustar os últimos detalhes do pitch, receber dicas, orientações e ainda se conectar entre si, antes da rodada de investimentos.
“Vamos aproveitar para gerar negócios. Fizemos uma parceria com uma plataforma de conexão que previamente fez o match entre elas, identificando as soluções disponíveis e as necessidades delas”, conta Maria Auxiliadora Umbelino, coordenadora vernáculo do Programa Capital Empreendedor pelo Sebrae.
Segundo Auxiliadora, durante a rodada de investimentos, as startups finalistas vão ter a chance de permanecer frente a frente com cinco a oito investidores, a partir da estudo prévia do perfil de cada negócio.
Convidamos 200 investidores de diferentes perfis para participar do Giro de Investimentos. Teremos investidores de todos os estágios do capital, desde aceleradoras, investidores anjos, plataformas de crowdfunding e fundos de investimentos
Maria Auxiliadora Umbelino, coordenadora vernáculo do Programa Capital Empreendedor pelo Sebrae.
Processo de seleção
Ao todo, o Sebrae recebeu 1 milénio inscrições de startups interessadas em participar, gratuitamente, da jornada de qualificação em procura investimentos no mercado de venture capital (capital de risco). Dessas, 431 foram selecionadas para participar do workshop de pitch e de preparação de investimentos e depois, 140 conseguiram continuar para a período de mentorias, quando participaram de encontros coletivos e individuais, tiveram chegada a ferramentas para maduração do negócio e ainda receberam suporte na geração da tese de investimento.
No final, as 100 melhores startups foram selecionadas para participar do Giro de Investimentos, em São Paulo. Uma delas é a Princípio Neo Lucidez Sintético, do Mato Grosso do Sul. A startup atua no setor jurídico com uma solução inovadora de geração de petições com uso de IA generativa, similar ao Chat GPT.
Nossa utensílio oferece eficiência e qualidade na elaboração de petições judiciais. O legisperito insere as informações do processo e a IA acessa nossa base de dados com as principais jurisprudências do país. O documento é editável e a utensílio faz o controle das chamadas alucinações que são informações falsas ou imprecisas.
Charles Viegas, cofundador da Princípio Neo
Ele destaca que durante o Capital Empreendedor, ele teve a oportunidade de discutir o posicionamento da marca da empresa e fazer ajustes na automação de métricas de vendas. Outrossim, participou de mentoria para calcular a valuation da startup e fazer projeção de custos. “Hoje nós nos sentimos muito mais confiantes para o Giro de Investimentos do programa e para apresentar nossa empresa”, frisou.
Com uma solução de indicação e automação de marketing para negócios, a startup Leads Master é outra finalista do Capital Empreendedor 2024. Há pouco tempo no mercado, a empresa de Brasília encontrou no programa uma oportunidade para fortalecer a iniciativa.
“Participei de mentorias financeiras, de pitch, mercantil, jurídico, além de fazer muito networking. Foi forçoso para entender melhor em que nível estamos para buscar o investidor mais adequado”, conta André Luis Almeida, CEO da Leads Master.
Segundo ele, a startup já recebeu uma proposta de investimento recentemente que ainda está sendo negociada. “Nosso objetivo é o smart money. Não é somente o verba, mas um investidor interessado em casar conhecimento e networking”, avalia.
João Kepler, CEO da Bossa Novidade Investimentos, durante o Capital Empreendedor. Foto: Divulgação.
Premiação e reconhecimento
Neste ano, as startups finalistas do Capital Empreendedor vão participar gratuitamente da 11ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), que acontece nos dias 28 e 29 de novembro, no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
As três startups premiadas uma vez que destaque ciclo 2024 do Capital Empreendedor vão ter um estande no CASE e as outras finalistas vão lucrar credencial para aproveitar as oportunidades do evento. A iniciativa é fruto de parceria entre o Sebrae e Associação Brasileira de Startups (Abstartup), organizadora.
De negócio com Auxiliadora, o CASE 2024 também será mais uma janela para as startups do Capital Empreendedor. “Fizemos o match prévio e todas elas vão ter a chance de vender suas soluções para grandes empresas que vão participar das rodadas de negócios programadas para o evento”, contou.