Preparar jovens para os desafios do mundo. É com essa premissa que o Sebrae investe na Instrução Empreendedora e leva esse tema para dentro da sala de lição. Às vésperas do Dia das Crianças (12), a Sucursal Sebrae de Notícias (ASN) traz algumas reflexões sobre o tema.
O empreendedorismo para crianças e adolescentes é necessário para desenvolver habilidades porquê autoconfiança, originalidade e resiliência desde cedo. Por meio de atividades práticas e lúdicas, porquê projetos de geração de produtos e simulações de negócios, os jovens aprendem a superar desafios e a estabelecer objetivos. Essas experiências formam a base para desenvolver comportamentos empreendedores, preparando-os para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade.
“Na instrução empreendedora, as pessoas devem empreender seus sonhos desde a mais tenra idade. Se transfixar um negócio fizer segmento dos seus projetos de vida, tudo muito. Se não fizer, a pessoa será capaz de empreender qualquer outro projeto”, comenta a crítico do Sebrae Pátrio, Juliana Chaves.
Segundo ela, o grande objetivo da instituição ao trazer a instrução empreendedora para esse público é desenvolver as competências empreendedoras em estudantes, professores e gestores educacionais. Para isso, divide em duas frentes os programas e inciativas que o Sebrae oferece:
1. Mediados pelos pais ou responsáveis, são exemplos:
APP Dinolândia
Jogo criado para ensinar, de forma divertida, conceitos básicos de empreendedorismo, porquê planejamento, tomada de decisões, solução de problemas e gestão de recursos. No jogo, as crianças interagem com dinossauros e enfrentam desafios que simulam situações do mundo dos negócios, incentivando o tirocínio prático e o desenvolvimento de competências empreendedoras desde cedo.
Versão iOS: https://apps.apple.com/br/app/dinol%C3%A2ndia/id1550807247
Versão Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sebraers.dinolandia&hl=pt&pli=1
Curso em EaD “Instrução empreendedora” (para crianças do 1° ao 9° ano)
Os cursos, um para cada ano do ensino fundamental, visam desenvolver a cultura empreendedora em crianças por meio do fomento lúdrico e vivencial das características do comportamento empreendedor, considerando os elos sociais norteadores: família, escola e empreendedorismo.
2. Mediados pelos professores em sala de lição, são exemplos:
JEPP
O Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é um programa do Sebrae voltado para estudantes do Ensino Fundamental, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de competências empreendedoras desde cedo.
Cadernos de Atividades do Jovem Empreendedor
Silabário feita para estribar o desenvolvimento das atividades da solução Jovem Empreendedor, voltada para alunos do Ensino Fundamental e criada para ajudar a despertar o empreendedor que vive em cada um. São materiais pedagógicos com atividades que ensinam conceitos de empreendedorismo por meio de exercícios e dinâmicas.
Terrário – um ecossistema empreendedor e o Protagonize
A silabário Terrário é um Projecto de Orientação para Emprego (POA) que utiliza o design instrucional contextualizado. Com ela, educadores podem invitar seus alunos do Ensino Fundamental I e II a montar um terrário. Essa atividade é projetada para desenvolver a originalidade, a colaboração e outras competências socioemocionais nas crianças que participarem.
Segundo Juliana, as metodologias da instrução empreendedora são adaptadas para cada tira etária. “Dessa maneira, a gente cria essa cultura empreendedora nas escolas, que são o início das grandes transformações sociais. É na escola onde as pessoas são transformadas, desenvolvidas, empoderadas. São nas escolas que elas se autoconhecem, constroem e colocam em prática os seus projetos”, conclui.