Geralmente associamos ter uma boa noite de sono com a quantidade de horas dormidas, mas a verdade é que um sono de boa qualidade vai além do tempo de descanso. Os batimentos cardíacos podem ajudar a entender se suas horas de sono estão sendo bem dormidas.
Leia mais:
- Ciência confirma: stress prejudica o sono
- Como dormir rápido: 10 dicas para melhorar seu sono
- Tomar uma antes de dormir pode prejudicar o sono, diz pesquisa
Com uso de dispositivos como smartwatches, é possível saber como estão os batimentos durante o período que se dorme. Os resultados poderão dizer se é necessário promover algumas mudanças em seus hábitos para melhorar a qualidade do sono, como monitorar seus níveis de estresse, reduzir a ingestão de álcool e pular exercícios noturnos.
“Geralmente as pessoas não são os melhores juízes de quanto tempo realmente dormiram, ou se foi um sono de qualidade”, diz o Dr. Conor Heneghan, cientista sênior da equipe de pesquisa de saúde do consumidor do Google.
Para ajudar quem precisa de uma qualidade de sono melhor, Heneghan lista três razões para começar a monitorar sua frequência cardíaca enquanto você dorme.
A frequência cardíaca vai dizer se você dormiu profundamente o suficiente
- Quando dormimos, nosso corpo passa por vários tipos de estágios de sono durante a noite. Movimentos oculares leves, profundos e rápidos (REM) – e o tempo que você permanece em cada estágio pode afetar a qualidade do seu sono.
- “Para se sentir revigorado pela manhã, você deseja que cerca de 15-20% de sua noite de sono seja um sono profundo”, diz o Dr. Heneghan
Você descobre quão restaurador é o seu sono em geral
- Uma frequência cardíaca mais baixa durante diferentes períodos do sono durante a noite pode indicar se o seu sono foi realmente restaurador.
- Os batimentos em menor frequência indicam um sono profundo por tempo suficiente para que seu corpo e cérebro possam realizar o importante trabalho de reparo muscular, crescimento de tecidos e uma série de outros processos críticos que apoiam a função cerebral e a saúde geral.
- “Idealmente, sua frequência cardíaca quando você dorme deve ser menor do que sua frequência cardíaca em repouso quando você está acordado”, afirma o Dr. Heneghan.
É possível entender quão consistente é o seu sono noite após noite
- Na construção de qualquer hábito saudável de longo prazo, consistência é fundamental. Não é diferente para dormir.
- Perceber um padrão de batimentos noite após noite vai dizer se o seu sono consegue ter qualidade sempre, ou se existe uma inconsistência em eventuais noites.
- “Em estudos que realizamos, descobrimos que quando as pessoas classificavam a noite anterior de sono como ruim, isso se correlacionava com o fato de a frequência cardíaca não cair tanto quanto o normal”, conclui o Dr. Heneghan.
O post Monitorar batimentos cardíacos melhora a qualidade do sono apareceu primeiro em Olhar Digital.