Startupi

Widelabs lança Amazônia IA: O primeiro padrão de linguagem desenvolvido no Brasil por brasileiros 

A Widelabs, empresa brasileira de lucidez sintético, acaba de lançar o Amazônia IA, o primeiro padrão de linguagem grande (LLM) desenvolvido no Brasil por brasileiros. Leste progressão tecnológico é resultado de uma colaboração estratégica entre a Oracle e a NVIDIA, com o suporte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

O lançamento solene do Amazônia IA ocorreu hoje, durante a 5ª Conferência Pátrio de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), em Brasília. O padrão promete revolucionar a lucidez sintético no Brasil ao oferecer uma solução robusta e nativa que atenderá tanto o setor público quanto o privado.  

O Amazônia IA marca um progressão significativo ao fortalecer a indústria vernáculo de IA e reduzir a sujeição de soluções estrangeiras.  

“O Amazônia IA é um marco para a lucidez sintético no Brasil. Ao produzir um LLM especializado no português brasílico, estamos democratizando a tecnologia e impulsionando a inovação em diversas áreas”, afirma Nelson Leoni, CEO da Widelabs. 

O padrão oferece uma série de benefícios que vão além da inovação tecnológica. Ele tem o potencial de transformar setores críticos uma vez que instrução, saúde e segurança, promovendo uma maior inclusão do dedo e democratizando o entrada à informação. Ou por outra, a IA estimula a geração de novas soluções e serviços, abrindo caminho para um porvir mais tecnológico e eficiente, sem estar sujeito às oscilações do dólar. 

Tecnologias de ponta e segurança de dados 

O Amazônia IA foi desenvolvido com a mais avançada tecnologia de infraestrutura da Oracle e da NVIDIA. O padrão foi treinado com uma vasta e diversificada quantidade de dados em português brasílico, o que garante subida qualidade e escalabilidade.  

“Para a Oracle, fornecer tecnologia para a Widelabs é uma oportunidade de infligir nossa expertise em segurança, escalabilidade e performance. As GPUs H-100 são fundamentais para conseguir os objetivos de nossos clientes e produzir histórias de sucesso”, destaca Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil. 

A NVIDIA também desempenhou um papel crucial, fornecendo frameworks e GPUs H100 que possibilitaram o desenvolvimento de um padrão de linguagem que entende e respeita as nuances do português brasílico.  

“Estamos orgulhosos de contribuir para o Amazônia IA. Esta inovação fortalece o ecossistema de IA no Brasil e abre novas oportunidades para desenvolvedores e empresas locais”, afirma Marcio Aguiar, diretor da subdivisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. 

Compromisso com as boas práticas regulatórias 

A utensílio foi construída com base nas melhores práticas regulatórias internacionais e está alinhada com as discussões e movimentações em torno da regulamentação de IA no Brasil. O padrão segue as melhores práticas de proteção de dados e conformidade com a Lei Universal de Proteção de Dados (LGPD). 

Disponibilidade e entrada 

O chat  estará disponível para todo o território vernáculo a partir do dia 5 de agosto de 2024, através do site solene www.amazoniaia.com.br. A versão premium e a API serão lançadas em setembro, com entrada gradual para desenvolvedores e interessados que se inscreverem na lista de espera. 

Aproveite e junte-se ao nosso via no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique cá para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Widelabs lança Amazônia IA: O primeiro padrão de linguagem desenvolvido no Brasil por brasileiros  aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Mayara Cardone