Conforme noticiado pelo Olhar Do dedo, a noite de quinta-feira (17) foi peculiar, com o firmamento sendo iluminado pela maior e última Superlua do ano. E uma vez que não poderia ser dissemelhante, a internet foi tomada por imagens incríveis do fenômeno.
De consonância com o guia de reparo astronômica InTheSky.org, no momento em que atingiu a temporada enxurrada, o satélite estava a uma intervalo de tapume de 357 milénio km da Terreno. Esta foi a maior aproximação entre os dois corpos neste ano – o que resultou em uma Lua imensa e alaranjada despontando no horizonte no termo da tarde e invadindo noite adentro.
Por chegar à temporada enxurrada perto do perigeu (ponto de sua trajectória mais próximo da Terreno), obtido na quarta-feira (16) à noite, a Lua desta semana pode ser classificada uma vez que uma Superlua. Isso porque, resumidamente, leste termo é aplicado, de maneira universal, quando ela se torna enxurrada 24 horas antes ou depois de atingir esse ponto.
Sendo assim, embora muitos acreditem que em novembro também haverá uma Superlua, na verdade, seguindo esse noção acordado do termo, isso não é verdade. Finalmente, no mês que vem, a Lua chega ao perigeu no dia 14, ficando totalmente enxurrada quase 34 horas mais tarde. Certamente, ela estará lustroso e imensa no firmamento na ocasião, mas não oficialmente “super”.
Portanto, a noite passada foi a última oportunidade de ver uma Superlua no firmamento leste ano. E muitos aproveitaram para fotografá-la!
Registros da Superlua se espalham nas redes sociais
Observadores no Brasil e em vários outros lugares no mundo fizeram registros impressionantes da maior lua enxurrada de 2024 – e o Olhar Do dedo selecionou alguns deles. Confira a seguir:
Leia mais:
- Câmera peculiar será usada por astronautas em missão à Lua
- Lua pode ter uma estrato viscosa inferior da superfície
- NASA avança com planos de estabelecer um fuso horário na Lua
Astronauta compartilha foto da Superlua vista do espaço
Durante a lua enxurrada de julho do ano pretérito, uma Superlua, um registro dissemelhante de qualquer outro foi divulgado no X (macróbio Twitter) – uma conquista do fenômeno feita diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS), pelo astronauta Sultan Al Neyadi, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), que na era fazia segmento da tripulação.
“Olhando para a lua enxurrada da ISS. Mesmo que estejamos cá no espaço, ainda estamos a uma intervalo considerável da Lua”, escreveu ele, explicando que o laboratório orbital está a 400 km da Terreno, enquanto a intervalo média entre o planeta e a Lua é de tapume de 384.000 km. Clique cá para ver a imagem e saber mais detalhes do incidente.
O post Veja imagens da maior e última Superlua de 2024 apareceu primeiro em Olhar Do dedo.