Startupi
Startups fundadas por mulheres são destaque no 100 Open Startups 2024
O 100 Open Startups, plataforma que conecta startups e empresas por meio de práticas de inovação ensejo, revelou o resultado da 9ª edição do Ranking 100 Open Startups 2024, prêmio iniciado em 2016, que avalia as startups mais ativas e promissoras em termos de colaboração com grandes corporações. Em 2024, o evento teve um recorde de 13 milénio startups inscritas e 7 milénio empresas participantes. O tema deste ano, “Mulheres que Valem Ouro”, celebrou o protagonismo feminino no empreendedorismo, premiando 82 startups e scaleups lideradas por mulheres.
Entre as 82 empresas premiadas, nove companhias tiveram destaque por sua atuação em áreas uma vez que tecnologia, saúde e inovação. Essas startups são lideradas por mulheres que estão primeiro de empresas com impacto significativo em seus setores.
As startups destacadas tiveram um aumento significativo em contratos corporativos, com prolongamento de 85% no valor totalidade negociado, saltando de R$ 726 milhões para R$ 1,3 bilhão em 2024.
Os nomes de destaque incluem Andréa Migliori (Workhub Do dedo), Mona Oliveira (BioLinker), Rose Ramos (Match IT), Erika Monteiro (Carefy), Sarah Hirota (Fhinck), Mariana Trigueiro (Bits – Permitido Design), Vanessa Poskus (Uppo), Camila Florentino (Festejar) e Cecília Ribeiro (3,2,1 Beauty).
Essas empreendedoras têm conquistado espaço em um cenário historicamente submetido por homens. Segundo a 100 Open Startups, somente 12% das startups no Brasil são lideradas por mulheres, mas entre as mais ativas em inovação ensejo, essa porcentagem sobe para 19%. As premiadas deste ano reforçam o papel das mulheres uma vez que agentes de mudança no ecossistema empreendedor, quebrando barreiras e promovendo a variedade.
Uma das startups mais reconhecidas no ranking é a Workhub, liderada por Andréa Migliori, que se destacou na categoria HR Techs – Engajamento, Performance e Cultura, ocupando o segundo lugar. A empresa também conquistou a 25ª posição no ranking universal.
A Workhub oferece soluções tecnológicas para gestão de portais corporativos, utilizando lucidez sintético para otimizar a experiência do usuário. Andréa ressalta a valimento do prêmio uma vez que um termômetro do mercado e destacou os planos de expansão para 2025.“A visibilidade que alcançamos com essa conquista fortalece a nossa marca e amplia as oportunidades de parcerias estratégicas. Outrossim, nos dá ainda mais crédito para continuar trilhando nosso caminho de prolongamento e manter ajustada nossa mira para o porvir da Workhub, muitas novidades para 2025”, afirma Andréa Migliori.
Outra empresa que se destacou foi a Carefy, fundada por Erika Monteiro. A startup, que desenvolve soluções de lucidez sintético para auditoria em saúde, alcançou a sétima posição na categoria Health Techs. A Carefy já é veterana no ranking, sendo premiada pela quinta vez. Erika enfatiza a valimento da inovação para melhorar a eficiência no setor de saúde e mencionou a regular procura por novas tecnologias para atender à crescente demanda.“Esse reconhecimento é revérbero da nossa dedicação em entregar soluções que realmente fazem a diferença no dia a dia das operadoras de saúde. Porquê empreendedora, acredito que podemos transformar o setor com inovação, enfrentando os desafios com resiliência e estar ao lado de outras mulheres empreendedoras é gratificante“, destaca Erika.
Já a 3,2,1 Beauty, liderada por Cecília Ribeiro, ficou em quarto lugar na categoria Health Techs. A startup é conhecida por oferecer serviços de formosura corporativa, atendendo empresas de grande porte com uma equipe majoritariamente feminina. Cecilia destaca a valimento de aumentar a representatividade feminina no empreendedorismo e o impacto positivo que isso traz para toda a cárcere produtiva.
Entre as empresas da espaço de biotecnologia, a BioLinker, fundada por Mona Oliveira, figurou entre as três melhores na categoria Biotech. A startup se especializa em biologia sintética, desenvolvendo soluções biotecnológicas relevantes para diversos setores. Mona destaca que a premiação reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento e com o progresso da biotecnologia no Brasil.
A Festejar, liderada por Camila Florentino, ocupou o segundo lugar na categoria Marketplace. A empresa transforma a gestão de eventos, facilitando o aproximação a fornecedores por meio de uma plataforma do dedo integrada. Camila ressalta o impacto que o protótipo de negócios da startup tem no setor de eventos, onde a maioria dos fornecedores são micro e pequenas empresas.“Através de um Marketplace, é verosímil fazer eventos de forma simples e com responsabilidade social, maximizando o potencial de todo o setor, que já movimenta mais de 1 trilhão de dólares ao ano no mundo”, afirma Camila.
Impacto das mulheres no mercado
Os resultados do Ranking 100 Open Startups 2024 refletem o aumento da participação feminina no empreendedorismo de inovação ensejo. Segundo dados da 100 Open Startups, startups com pelo menos uma mulher fundadora tendem a apresentar melhores resultados, demonstrando o impacto positivo da variedade nas empresas.
Outrossim, setores uma vez que saúde, instrução e recursos humanos têm sido particularmente beneficiados pela liderança feminina. A presença dessas startups no ranking também destaca a força do empreendedorismo feminino no Brasil e reforça a valimento de promover mais oportunidades para mulheres no setor. A variedade de gênero, além de ser uma questão de justiça, se torna cada vez mais uma vantagem competitiva no mundo dos negócios.
O reconhecimento de startups fundadas por mulheres no 100 Open Startups serve uma vez que um incentivo para futuras gerações de empreendedoras. Com a crescente relevância de suas ações, as líderes dessas empresas estão pavimentando o caminho para uma novidade era no ecossistema de startups, mais inclusiva e diversa.
Aproveite e junte-se ao nosso meio no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique cá para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
O post Startups fundadas por mulheres são destaque no 100 Open Startups 2024 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Tiago Souza