Com uma tecnologia desenvolvida dentro do Instituto Federalista Baiano , a startup Cicatribio conseguiu invocar a atenção da investidora-anjo e mentora de startups Angélica Nkyn, founder e CEO há quase dois anos da Boom Ventures, durante uma ação pioneira do Sebrae de conectar empresas de impacto com investidores no Startup Summit 2024, em Florianópolis (SC).
A partir dessa conexão, a Cicatribio garantiu uma aceleração com o Boom Ventures para fortalecer a base mercantil, mas também ampliar o alcance em mercados globais. Aliás, a investidora-anjo negocia a participação da startup em novidade rodada-anjo para captar em torno de R$ 2 milhões em investimentos.
Com base nas propriedades cicatrizantes da mangabeira, a empresa lançou no mercado um gel regenerador da pele para o tratamento de feridas em animais. Aliás, criou um aplicativo com uso de perceptibilidade sintético que permite o monitoramento do tratamento em tempo real. Atualmente, a empresa também desenvolve um segundo resultado para uso em humanos.
Nunca tínhamos participado de uma rodada de investimento anteriormente. Essa aproximação com investidores só foi verosímil com o espeque do Sebrae, que nos ajudou a encontrar alguém antenado com o propósito da nossa startup.
Saulo Capim, sócio-fundador da Cicatribio
Impacto na origem
Investidora experiente e reconhecida no mercado de capital de risco, Angélica Nkyn fez segmento da secretária de avaliação do Prêmio Sebrae Startups – ela atua com foco em deeptechs de impacto e ESG. “A Cicatribio se destacou entre todas as startups que avaliei. É madura em termos de tecnologia desenvolvida e possuiu uma equipe estruturada. Conseguiram mostrar que realmente são uma startup de impacto na origem e não exclusivamente com alguma coisa suplementar”, comenta.
Atualmente, mais de milénio startups de impacto integram a plataforma Sebrae Startups. Durante o evento, o Sebrae fez uma curadoria de 130 empresas de impacto com potencial de investimento e, posteriormente apresentação do portfólio para os investidores, 23 delas foram escolhidas para participar das rodadas.
“Apoiamos o empreendedor no que for preciso para que ele possa crescer enquanto empresa e tenha mais chances de conseguir o investimento. Pela primeira vez, fizemos essas rodadas de investimento específicas para as startups de impacto e foi muito muito sucedida. Diante disso, ano que vem realizaremo pelo menos mais duas novas rodadas nacionais uma vez que essa”, conta Philippe Fauguet, comentador de Inovação do Sebrae Pátrio.
Saulo Capim, sócio-fundador da Cicatribio, reforça a relevância de concordar os produtores de mangaba da região. Foto: Divulgação.
Empreendedorismo inovador e com propósito
Antes de lançar seu resultado no mercado e se tornar uma startup de impacto, a teoria de negócio inovador da Cicatribio foi selecionada para participar do Catalisa ICT em 2021, iniciativa do Sebrae que fomenta a geração de deeptechs no Brasil. Com duas patentes já registradas e outras duas em curso, hoje a Cicatribio é a primeira startup do IFB baiano, pioneira no desenvolvimento de produtos sustentáveis a partir da biodiversidade brasileira.
Com uma solução biotecnológica inovadora, a Cicatribio também tem um braço social que apoia pequenos produtores e catadores de mangaba no litoral da Bahia.
Ensinamos a maneira correta da extração do látex da mangabeira, uma vez que também promovemos cursos de produção de mantimentos a partir da mangaba, uma vez que geleias, licores, biscoito.
Saulo Capim, sócio-fundador da Cicatribio
No momento, 250 famílias da cultura familiar estão cadastradas, sendo a maioria lideradas por mulheres em situação de vulnerabilidade. “Isso permite que elas tenham uma renda muito maior e ajuda a desenvolver a economia sítio de comunidades que estavam desassistidas”, acrescenta o sócio-fundador da Cicatribio.