A Sony está expandindo sua parceria com a AMD para desenvolver tecnologias baseadas em lucidez sintético (IA) que melhorem os gráficos e a jogabilidade nos jogos, não exclusivamente no PlayStation, mas também em outros dispositivos.
A colaboração, anunciada pelo arquiteto-chefe do PS5, Mark Cerny, tem uma vez que objetivo fabricar uma “colaboração mais profunda” em tecnologias de tirocínio de máquina, com foco em gráficos e jogabilidade aprimorados.
A parceria já existe nas GPUs do PS5 e PS5 Pro, que utilizam a arquitetura RDNA 2 da AMD. O PS5 Pro, por exemplo, possui o recurso PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), que melhora a perspicuidade de imagem e as taxas de quadros.
Leia mais:
- Nintendo Switch que se cuide! Sony pode lançar PS5 realmente portátil
- 30 anos de PlayStation: uma bela surpresa te aguarda quando você vincular seu PS5
- Vale a pena comprar um PlayStation Portal?
Outros planos que devem ocorrer com a parceria
- Cerny também revelou detalhes do projeto “Amethyst”, uma colaboração de longo prazo entre as empresas, das quais objetivo é otimizar a arquitetura para tirocínio de máquina, principalmente no uso de redes neurais convolucionais leves (CNNs) para gráficos de jogos.
- Outro foco é fabricar um conjunto de CNNs de subida qualidade para gráficos.
- As redes podem melhorar a qualidade visual dos jogos e ampliando o uso de tecnologias uma vez que ray tracing e path tracing.
A tecnologia desenvolvida não será exclusiva para o PlayStation, podendo ser aplicada em PCs, consoles e dispositivos na nuvem. Mas, a implementação de resultados do Projeto Amethyst pode levar anos, com possíveis inovações só aparecendo em futuros hardwares, uma vez que o PlayStation 6, a partir de 2028.
O post Sony expande parceria com AMD para prosseguir tecnologia de IA em jogos apareceu primeiro em Olhar Do dedo.