Produtos turísticos de experiências de diversos estados brasileiros foram apresentados nesta sexta-feira (27), durante um Encontro de Negócios promovido pelo Sebrae e Embratur, porquê secção da 51ª ABAV Expo. As instituições reuniram, em Brasília, 34 produtos de receptivo de destinos, roteiros e experiências, que tiveram a oportunidade de se apresentarem para empresas fornecem serviços, recursos e conhecimentos especializados para outros negócios em áreas porquê eventos, atividades e passeios.
O principal objetivo do encontro é fazer com que os produtos turísticos estruturados com pedestal do Sebrae sejam inseridos no mercado internacional.
Fazer um traçado de resultado turístico é fácil, inseri-lo no mercado é o grande repto.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de projetos do Sebrae Vernáculo.
Ela enfatizou a relevância de ter esses produtos na prateleira de operadores nacionais e internacionais.
Em rodadas de 15 minutos, os chamados DMC, {sigla} em inglês para Destination Management Company, puderam acessar produtos com profissionais do turismo porquê Ion David, diretor da empresa Travessia Ecoturismo. Há 27 anos no mercado e baseada em Cumeeira Paraíso de Goiás, o negócio opera em toda a Chapada dos Veadeiros, atendendo os turistas que estão em procura de um contato mais próximo com a natureza, inclusive aos mais aventureiros que procuram trilhas de travessia e atividades verticais porquê cascading e canionismo.
Segundo Ion, a expertise da empresa é organizar pacotes com todos os serviços inclusos, porquê transporte desde Brasília, hospedagem, sustento e passeios. Aliás, ele tem porquê princípio a segurança dos turistas. A Travessia é fundadora da Beta – Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Proeza, que junto à ABNT, ajudou a gerar as normas brasileiras de turismo de façanha. Portanto, uma das nossas especialidades é trabalhar dentro das normas”, contou. “A gente faz um trabalho de extrema qualidade e segurança para os nossos passageiros”, garantiu.
“É impossível com o Brasil do tamanho que é, que a gente conheça tudo o que tem para fazer. E o papel do Sebrae é muito importante porque capacita os pequenos empreendedores para terem uma estrutura para atender com qualidade os turistas tanto nacionais porquê internacionais”, avaliou Kellye Helena Marinelli Neis, sócia da operadora Via Capi.
“O Sebrae está juntando as empresas que, efetivamente, precisam do resultado, e vão colocá-lo na prateleira, com os empreendedores que precisam comercializar”, complementou Kellye. Embora as vendas não sejam garantidas durante o evento, a aproximação entre empresários e operadores é o primeiro passo para futuras parcerias.
Outro resultado que esteve na rodada de negociações foi a empresa do Piauí Quadri & Aventuras, que oferece a experiência de encaminhar um quadriciclo e saber as paisagens da região, porquê os Lençóis Piauenses, a Trilha Amarração e o Delta do Parnaíba. “O Piauí tem o menor litoral do Brasil, mas ele é gigante em venustidade oriundo e cultural. São unicamente 66 quilômetros, mas a gente conta com todo um multíplice de dunas, os mangues, e temos uma porta de ingresso ao delta do Parnaíba”, contextualizou o CEO da empresa, Alessandro Schonka.
Ele conta que o negócio já venceu por cinco anos consecutivos o Travellers’ Choice do TripAdvisor, premiação que reconhece os estabelecimentos que recebem avaliações positivas de viajantes ao longo do ano. “A gente realmente tem uma nota máxima, inclusive no nosso Google. O Piauí é um estado que está desenvolvendo bastante o seu turismo”, concluiu.
A coordenadora de Pronunciação com o Trade Vernáculo da Embratur, Carina Camara pontuou que a ação visa “mostrar um Brasil dissemelhante” e, com isso, atrair cada vez mais turistas. “O Sebrae, em conjunto com a Embratur, trabalha para fortalecer o turismo pátrio no cenário global, oferecendo visibilidade e credibilidade aos destinos brasileiros”, declarou.