O Sebrae Goiás acaba de disponibilizar um curso pioneiro no Sistema Sebrae. Trata-se do curso “Empreendedorismo Inclusivo – Uma Oportunidade para Pessoas com Deficiência Visual Explorarem o Mundo dos Negócios”. No Brasil, que possui 6,978 milhões de pessoas com deficiência visual, exclusivamente 32,6% estão ativas no mercado de trabalho. Com esse curso a instituição tem uma vez que objetivo fornecer condições para que os participantes desenvolvam as competências necessárias para transformar as ideias em verdade, superar os desafios do mercado e seguir na jornada do empreendedorismo.
O curso combina teoria, prática e inspiração que mostra uma vez que gerir o próprio negócio com crédito e sucesso. O envolvente foi criado por meio de ferramentas que visam facilitar o estágio. Em teste desde abril, o curso teve adaptação em cores, contrastes e logotipo, na apresentação e na disposição do teor, tudo para alinhar as habilidades e os interesses dos participantes. Aurisberg Leite Matutino, designer gráfico da Unidade de Notícia, Marketing e Eventos do Sebrae Goiás, possui visão monocular (facciosismo congênita em um dos olhos) e trabalhou tanto na adaptação da identidade visual uma vez que nos testes que foram feitos durante o desenvolvimento do curso.
“É de extrema preço um curso uma vez que esse, pois traz para o núcleo das discussões sobre empreendedorismo as pessoas com qualquer intensidade de deficiência visual. Isso possibilita caminhos para iniciar ou impulsionar uma empresa, para além das limitações ou deficiências físicas”, afirma o designer. Para ele, o curso, além de tantos outros aspectos positivos e inovadores, traz exemplos de outras pessoas que possuem deficiência visual para descrever histórias, conquistas e desafios para o campo do empreendedorismo. “São histórias inspiradoras e que despertam para a possiblidade de desenvolvimento ou percepção de outras habilidades da pessoa com deficiência visual” enfatiza.
A crítico de Inovação do Sebrae Goiás, Emília Rosângela Pires, que participou diretamente da teoria e formatação, ressalta que o curso propõe romper diversas barreiras, sendo a principal delas o “capacitismo”, preconceito enraizado que muitos têm em relação às pessoas com deficiência. Segundo ela, infelizmente essas pessoas são frequentemente vistas uma vez que incapazes de desempenhar ou realizar determinadas atividades. No entanto, há inúmeros exemplos de indivíduos com deficiência que se destacam em diversas áreas, uma vez que esporte, dança, instrução, arte e música, demonstrando que as limitações físicas não determinam o potencial de uma pessoa.
“O curso tem uma vez que objetivo desmistificar a teoria de que empreender é um caminho reservado exclusivamente para pessoas sem deficiência. Ele vem para substanciar que o empreendedorismo é uma opção de curso conseguível a todos, independentemente de sua exigência física, e procura empoderar aqueles que desejam seguir por esse caminho, proporcionando ferramentas e conhecimentos essenciais para o sucesso no mundo dos negócios”, frisa Emília.
A teoria do curso surgiu, de contrato com o gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Antônio Costa, para atender a heterogeneidade. “Começamos com esse curso direcionado para pessoas com deficiência visual. Conseguindo obter sucesso, nossa expectativa é que consigamos erigir uma trilha de inclusão, com novos cursos para pessoas com outros tipos de deficiência. Esse é o nosso projecto”, comemora o gerente, já que o curso inclusivo é o primeiro lançado entre os Sebrae no Brasil.
Sobre o curso
O curso está disponível no site do Sebrae
O curso é 100% gratuito em formato de ensino a intervalo (EAD). Conceitos básicos de empreendedorismo, estudo de comportamentos-chave e invenção do próprio perfil empreendedor fazem segmento da primeira lanço. Na segunda, o participante vai aprofundar os conhecimentos em estratégias e modelos de negócios, uma vez que definir um padrão de negócio eficiente, identificar oportunidades de mercado e utilizar estratégias de marketing do dedo para potencializar a presença no mercado.
Na lanço final o foco são as tecnologias e a gestão empresarial que facilitam gerir os negócios e promovem a autonomia. “A teoria é que, ao concluir o curso, o participante possa gerar e gerir o próprio negócio com mais conhecimento, inovação e capacidade de se harmonizar às constantes alterações no mercado”, avalia o gerente da Unidade de Soluções.
SERVIÇO
Curso Empreendedorismo Inclusivo – Oportunidade para pessoas com deficiência visual
Inscrições: gratuitas pelo site: http://bit.ly/3AFDjMs
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Meão | Goiânia: Sucursal Entremeios Notícia / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse cá a Vitrine do Sebrae Goiás.