Nos próximos dois dias, o Sebrae desembarca no Festival Afrofuturismo Ano VI, que será realizado no Meio Histórico de Salvador. Com o tema Adinkras – o código manadeira da liberdade, o maior evento de flutuação, cultura antepassado, tecnologia e inovação da América Latina, promovido pelo Hub de Inovação Vale do Dendê, apresenta tendências também de empreendedorismo relacionadas ao universo afro-brasileiro.
O Casarão 17, situado no Terreiro de Jesus, uma das principais praças do Pelourinho, receberá o Sebrae Black Lab, sincero ao público das 11h às 20h. O espaço oferecerá uma reflexão sobre o pretérito, o presente e o horizonte dos afronegócios por meio da valorização e do reconhecimento de personalidades negras inovadoras, da promoção de debates sobre ancestralidade, futurismo e empreendedorismo, além do compartilhamento de experiências dos protagonistas de agora.
O Sebrae agora tem porquê um dos seus públicos prioritários as pessoas negras que empreendem. Participar de eventos porquê esse fortalece a nossa imagem com esse compromisso, frisando que o Sebrae é um espaço seguro, que se importa com as pessoas negras. Também estamos trazendo pessoas negras porquê palestrantes para mostrar que elas precisam ter, cada vez mais, espaço para serem ouvidas.
Fao Ferreira, comentador de Volubilidade e Inclusão do Sebrae
O Lab também convidará os participantes a mandarem mensagens para o seu “eu do horizonte”, em um manobra de construção do amanhã que se deseja. Haverá ainda apresentações da orquestra de percussão Meninos da Rocinha do Pelô, formada por crianças e adolescentes da comunidade do Pelourinho.
Afrofuturismo
O afrofuturismo é um movimento cultural, político e estético que surge nos diversos campos das artes com a proposta de produzir narrativas de protagonismo, a partir da perspectiva negra, em um contexto associado à tecnologia, à ficção e à ciência. O afrofuturismo coloca o preto em lugares antes não imaginados, sem desabitar elementos da cultura antepassado africana.
Programação
O Sebrae Black Lab contará com uma programação exclusiva nos dias 29 e 30 de novembro, além da exposição permanente “Histórias que impulsionam, a gente se inspira”, que apresenta as personalidades negras que, ao longo da história, se destacaram por serem precursoras na pesquisa científica, na medicina, na engenharia, nas artes e no esporte.
Entre as atrações, destacam-se nomes porquê Abraão Sena, Nara Peixoto, Karine Wakanda e Alê Santos, além da “Roda de conversa: horizonte do empreendedorismo brasílio”, com Nina Silva, e da “Roda de conversa: pensando o horizonte pela ótica financeira”, com Monique Evelle.
Executiva em tecnologia há mais de 20 anos, Nina Silva é perito em Gestão de Negócios e Inovação, com atuação internacional, tendo gerenciado mais de 100 projetos na sua curso. Também é CEO e fundadora do Movimento Black Money e D Black Bank e conselheira no Fórum Econômico Mundial, atuando no Responsible Investing Council. Foi considerada a Mulher Mais Disruptiva do Mundo pela Women in Tech Global Awards 2021 (competição com 100 países e mais de 1000 concorrentes) e nomeada uma das 20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil, pela Forbes.
Já Monique Evelle faz secção da lista dos “100 empreendedores do ano na América Latina” e, pelo segundo ano contínuo, está entre as “500 personalidades mais influentes da América Latina”, segundo a Bloomberg Línea. Também é considerada uma das “Personalidades Negras mais Influentes do Mundo” na categoria Negócios pelo MIPAD, ONU. É cofundadora da Inventivos, plataforma de formação, conexão e investimento para a novidade geração de empreendedores do Brasil. Aos 28 anos, se tornou a Shark mais novidade do Shark Tank da América Latina, maior reality de empreendedorismo do mundo.
Confira a programação completa:
Sexta-feira, 29/11
11h – Cortejo com Meninos da Rocinha do Pelô
Largo do Terreiro de Jesus
13h – O Sebrae do horizonte: priorizando a flutuação.
Com Eraldo Ricardo e Isabel Ribeiro.
14h – Roda de conversa: o horizonte do empreendedorismo brasílio.
Com Nina Silva e Cynd Paixão.
Mediação: Fau Ferreira
15h – Cortejo com Meninos da Rocinha do Pelô
Largo do Terreiro de Jesus
17h – Dinâmica de network.
Com Douglas Vidal e Maiko Pinho.
18h – Cortejo com Meninos da Rocinha do Pelô
Largo do Terreiro de Jesus
Sábado, 30/11
13h – Cortejo com Meninos da Rocinha do Pelô
Largo do Terreiro de Jesus
14h – Roda de conversa: o papel da saúde mental na construção de melhores futuros.
Com Abraão Sena, Nara Peixoto e Karine Wakanda.
Mediação: Lu Amancio
15h – Cortejo com Meninos da Rocinha do Pelô
Largo do Terreiro de Jesus
16h – Roda de conversa: pensando o horizonte pela ótica financeira.
Com Monique Evelle, Amanda Dias e Cinara Santos.
Mediação: Glaucia Sousa
17h – Cortejo com Meninos da Rocinha do Pelô
Largo do Terreiro de Jesus
17h30 – Roda de conversa: ancestralidade e afrofuturismo, um encontro que acontece no presente.
Com Alê Santos e Renata Melo.