O Samsung Galaxy S20 FE, S21 FE e S23 FE se destacaram nos últimos anos. Além de prometer bom desempenho, os modelos têm preços mais acessíveis do que os demais smartphones da família Galaxy S. Contudo, será que os celulares FE valem a pena? Veja a seguir.
Leia mais:
- O que muda entre o Galaxy S21 FE e o Galaxy S23 FE?
- Quais as principais diferenças entre celulares Samsung Galaxy S23, S23+, S23 Ultra e S23 FE?
- Como aumentar a vida útil da bateria do celular? Confira 5 dicas
O que é a linha FE?
Atualmente, os dispositivos da Samsung com o selo “FE” correspondem a produtos mais acessíveis de linhas avançadas. No geral, os modelos repetem os principais detalhes das opções mais encorpadas, mas alteram algumas especificações para baratear o custo, como a traseira de vidro.
Essa estratégia começou a ser aplicar no Galaxy S20 FE, lançado em 2020. Na época, a Samsung manteve o mesmo processador e design do Galaxy S20, mas alterou o design e alterou as câmeras para reduzir o custo. Como resultado, o smartphone chegou às prateleiras com um preço menor.
O mesmo é válido para o Galaxy Tab S7 FE e Galaxy Tab S9 FE, tablets da Samsung que correspondem aos modelos mais avançados de suas gerações, mas com alguns recursos alterados para serem mais acessíveis.
Vale a pena comprar um celular FE?
No geral, apesar de serem parecidos, os smartphones da família FE contam com diversas vantagens em relação aos modelos Galaxy A e Galaxy M. O Galaxy S23 FE, por exemplo, é compatível com os recursos de inteligência artificial do Galaxy AI, ao contrário do Galaxy A54 lançado no mesmo ano.
Os modelos também contam com processadores mais rápidos, os mesmos dos modelos mais encorpados. O Galaxy S20 FE, por exemplo, foi comercializado com Snapdragon 865 ou Exynos 990, similar ao S20, S20+ e S20 Ultra. Enquanto isso, as linhas A e M utilizam chips intermediários.
Contudo, os celulares FE são a linha de entrada da família Galaxy S. Portanto, não necessariamente serão iguais, já que alguns recursos tendem a ser mais contidos para que o telefone seja mais acessível nas prateleiras.
É o caso das câmeras. Enquanto o Galaxy S21 tem câmera tripla com sensores de 12 MP (principal), 12 MP (ultrawide) e 64 MP (teleobjetiva), o S21 FE vem com sensores de 12 MP (principal), 12 MP (ultrawide) e 8 MP (teleobjetiva).
Em resumo, se você busca um telefone mais encorpado que as linhas Galaxy A e M e quer economizar, os celulares FE tende a ser uma boa alternativa. No entanto, se deseja mais desempenho e prioriza câmeras com mais qualidade, pode ser mais interessante verificar os modelos da família Galaxy S mais avançados – e mais caros.
O post Samsung: celulares FE valem a pena? apareceu primeiro em Olhar Digital.