Você com certeza já se perguntou uma vez que seu pet enxerga – e provavelmente já ficou curioso para ter um vislumbre do que ele vê. Para os pais e mães de gato, isso ficará mais perto de se tornar veras. Pesquisadores da Coreia do Sul desenvolveram um olho sintético inspirado na visão dos felinos.
O objetivo é melhorar as observações das câmeras, que atualmente se baseiam na visão humana.
Visão humana tem limitações – e gatos podem ajudar nisso
As câmeras atuais são baseadas nas aberturas circulares que imitam o olho humano. O resultado são imagens com um foco em determinado projecto ou objeto. Isso pode ser bom por um lado, mas, por outro, dificulta na hora de seguir mais de um níveo.
Uma vez que explicou o site TechXplore, os gatos têm uma visão dissemelhante. Os olhos dos felinos são baseados em fendas verticais capazes de tomar profundidades de campo assimétricas. Essa particularidade tem duas vantagens principais: a habilidade de enxergar no escuro e de detectar objetos camuflados.
O mecanismo serviu de inspiração para pesquisadores do Meio de Pesquisa de Nanopartículas da Universidade Vernáculo de Seul, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Gwangju e do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia (todos na Coreia do Sul). Eles desenvolveram um olho sintético baseada nos olhos dos gatos.
Leia mais:
- Uma vez que animais vêem o mundo? Câmera mostra; veja!
- Por que seu gato arranha o sofá e uma vez que fazê-lo parar?
- Existe a forma certa de invocar um gato e a ciência mostra
Uma vez que funciona o olho de gato sintético
A invenção foi descrita na revista Science Advances. Veja uma vez que funciona:
- A equipe projetou uma lhaneza vertical para o olho, que permiti manter o níveo em foco enquanto o campo detrás dele permanece desfocado;
- Isso permite rastrear objetivos níveo durante o dia;
- Já durante a noite, os pesquisadores se basearam na estrato reflexiva detrás da retina dos gatos, que melhora a sensibilidade à luz (e também faz o olho dos felinos luciluzir a noite);
- Eles replicaram esse efeito no olho sintético através de refletores de metal prateado detrás do sensor de imagem.
O trabalho não é o primeiro a se inspirar no mundo bicho para melhorar câmeras. Um estudo do ano pretérito fez o mesmo com base nos olhos de lulas, para enxergar melhor em regiões subaquáticas turvas.
A intenção da vez é melhorar as habilidades de visão noturna e de detecção de alvos das câmeras modernas.
O post Quer saber uma vez que pets enxergam? Novo olho sintético terá visão de gato apareceu primeiro em Olhar Do dedo.