Os dentes são estruturas rígidas e altamente especializadas presentes em muitos animais, desempenhando papéis essenciais uma vez que tomada e mastigação de víveres, resguardo e até notícia.

Uma vez que estão espalhados por diversas espécies do reino bicho, eles são também bastante diversos e variam amplamente em forma, tamanho e constituição dependendo da espécie e de sua adaptação ao envolvente. Mas qual bicho possui a maior quantidade de dentes? Não fique de boca oportunidade e venha desvendar!

Em vertebrados, uma vez que mamíferos, répteis e peixes, os dentes são compostos por camadas de materiais diferentes. O esmalte, que é a substância mais dura do corpo, cobre a segmento externa do dente e protege a dentina, uma classe resistente e mais macia que dá suporte estrutural.

Internamente, os dentes possuem a polpa, onde estão os nervos e vasos sanguíneos que mantêm o dente vivo e funcional. Em vertebrados, uma vez que os tubarões, os dentes são continuamente substituídos ao longo da vida, garantindo sua funcionalidade mesmo em ambientes hostis.

Imagem: USMANboy/Shutterstock

Entre os invertebrados, uma vez que os moluscos, estruturas similares a dentes podem ser encontradas na rádula, uma espécie de língua revestida por fileiras de dentes microscópicos usados para raspar víveres de superfícies. Esses dentes, podem ser compostos por materiais extremamente resistentes, uma vez que a magnetita, que confere subida espaço e eficiência na sustento.

Em material de boca enxurro de dentes, os tubarões e jacarés são os primeiros a tomar conta das nossas mentes. E não sem motivo, por fim entre os tubarões o tubarão-frade (Cetorhinus maximus), que possui murado de 5.000 dentes, se destaca uma vez que um dentuço de saudação. Porém, ele não utiliza esses dentes para morder, já que eles são extremamente pequenos e organizados em várias fileiras, e usados para filtrar plâncton.

Nos répteis, o crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus) pode ter entre 64 e 68 dentes grandes e afiados, que são continuamente substituídos ao longo da vida, garantindo sua eficiência uma vez que predador.

Qual bicho com mais dentes?

No entanto, o recorde de maior quantidade de dentes pertence a uma pessoa muito menor: as lesmas-do-guarda-chuva (Umbraculum umbraculum). Essas coloridas lesmas marinhas passam por incríveis 750.000 dentes de quitina ao longo de sua vida.

As lesmas-do-guarda-chuva (Umbraculum umbraculum)
Registro de lesma-do-guarda-chuva (Umbraculum umbraculum) feito no Mar Mediterrâneo, no Chipre. Imagem: Sakis Lazarides / iStock

As lesmas-do-guarda-chuva são moluscos que habitam o fundo do mar. Elas se alimentam principalmente de material orgânica raspando superfícies submersas, utilizando uma estrutura chamada rádula. É nessa rádula que seus dentes microscópicos são continuamente produzidos, usados e substituídos ao longo do tempo.

Os dentes das lesmas-do-guarda-chuva não são exclusivamente numerosos, mas também extremamente eficientes, permitindo que elas raspem víveres de maneira contínua.

Leia mais:

A função formação e disposição desses dentes intriga os cientistas, que estudam uma vez que eles são formados e uma vez que a natureza de sua constituição pode inspirar avanços em áreas uma vez que engenharia e biotecnologia.
Pesquisadores acreditam que estudar os dentes dessas lesmas pode perfurar portas para a geração de materiais mais resistentes e duráveis, que suportem desgaste em condições extremas.

Operculum de Umbraculum umbraculum, uma lesma marinha também chamada de lesma-do-guarda-chuva, exibido junto a várias etiquetas de identificação com informações sobre a coleta e classificação do espécime. Foto por Naturalis Biodiversity Center, CC0, via Wikimedia Commons.
Operculum e etiquetas de espécimes do molusco Umbraculum umbraculum armazenados no Naturalis Biodiversity Center. A espécie, conhecida uma vez que lesma-do-guarda-chuva, é amplamente distribuída em águas tropicais. Foto por Naturalis Biodiversity Center, CC0, via Wikimedia Commons.

O post Qual bicho tem mais dentes no mundo? Não é o tubarão! apareceu primeiro em Olhar Do dedo.