É geral que logo em seguida convencionar já esqueçamos sobre o que sonhamos e quanto mais o tempo passa, mas a memória do sonho desaparece em nossa mente. Mas por que isso acontece?

De contrato com alguns estudos, os sonhos acontecem na período REM, quando o cérebro não guarda muitas memórias de longo prazo. Ainda assim, é provável treinar o cérebro para não esquecermos todos os sonhos.

O que é o sonho, de contrato com a ciência?

Os sonhos são pensamentos, sentimentos e imagens que ocorrem durante o sono, segundo a Sleep Foundation. Estudos revelam que existem algumas características em geral na maioria dos sonhos, uma vez que uma perspectiva em primeira pessoa, um teor ilógico e incoerente, fortes emoções e elementos da vida real incorporados ao teor.

Imagem: puhhha/Shutterstock

Por que nos esquecemos dos sonhos ao convencionar?

Os sonhos acontecem principalmente durante a período de REM (Rapid Eye Movement), quando a atividade do cérebro é similar ao de quando estamos acordados. No entanto, há algumas diferenças importantes. Na período REM, as partes do cérebro que transformam a memória para o armazenamento de longo prazo ficam relativamente desativadas.

Um cláusula do Scientific American explica que as áreas do cérebro de memórias de limitado prazo permanecem ativas durante o sono REM, mas só conseguem zelar lembranças por somente 30 segundos e, assim, logo nos esquecemos dos sonhos.

Por isso, uma pessoa precisa convencionar durante o estágio REM para lembrar o que sonhou. O sono é formado por ciclos que contém diversas fases de sono. A período REM ocorre aproximadamente de 90 em 90 minutos.

sono
Imagem: New Africa/Shutterstock

As horas finais de sono são as mais importantes. O tempo que o quidam passa na período REM passa de poucos minutos no início do sono para 20 minutos ao termo de uma 8 horas dormindo. As pessoas tendem a lembrar o último sonho da noite e olvidar o restante.

Leia também:

Para algumas pessoas é mais fácil lembrar do sonho do que para outros, mas é provável desenvolver essa habilidade. Uma forma de fazer isso é logo ao convencionar, antes de fazer qualquer coisa, tirar um momento para recordar do sonho e anotá-lo o mais rápido provável.

O post Por que nos esquecemos dos sonhos ao convencionar? Entenda o comportamento do cérebro apareceu primeiro em Olhar Do dedo.