Uma das maiores dificuldades dos pequenos negócios brasileiros é a falta de garantia para conseguir empréstimo. Do totalidade de licença de crédito para empresas no pais, unicamente 20% vai para esse segmento. Dos quase 23 milhões de micro e pequenas empresas (MPE), somente muro de 6,5 milhões são tomadoras efetivas de recursos no sistema financeiro.
Essa veras desafiadora foi tema de reunião entre o Sebrae e representantes de outros países que participam do Fórum Global de Financiamento de PME. A agenda desta segunda-feira (16) incluiu uma visitante técnica à sede do Sebrae São Paulo para saber as ações da instituição, em parceria com o governo federalista e entidades financeiras, para mudar esse cenário.
Uma das iniciativas é o programa Acredita, que alia a tomada de crédito consciente pelos pequenos negócios à garantia dada pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), coordenado pelo Sebrae. O coordenador de Entrada a Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Beviláqua, explicou que a instituição, por meio do Fampe, oferece aval complementar às operações de crédito, cobrindo até 80% do valor financiado.
Giovanni Beviláqua. Foto: Túlio Vidal
O crédito é um importante recurso para o desenvolvimento desses negócios, tanto economicamente falando quanto socialmente.
Giovanni Beviláqua, coordenador de Entrada a Crédito e Investimentos do Sebrae
“Outrossim, devemos lembrar que quando falamos de crédito, não falamos unicamente de verba, mas também de sonhos”, pontuou.
As cooperativas de crédito e fintechs têm sido fundamentais para ampliar o entrada a crédito pelas MPE, pois muitas delas ainda têm muita dificuldade via sistema tradicional. “Apesar das novas opções, muro de dois terços dos donos de pequenos negócios não pegam verba no sistema financeiro, nem com bancos, cooperativas e fintechs. Ainda temos um mercado gigantesco para ser acessado”, ressaltou Giovanni.
Marco Vinholi, diretor-técnico do Sebrae São Paulo, destacou que no Brasil ainda não há uma cultura de crédito possante. “Vemos que o caminho que nós temos pela frente é muito longo, mas as coisas têm melhorado”, enfatizou.
Acredita
O programa do governo federalista que conta com o escora do Sebrae foi apresentado à comitiva internacional pelo crítico de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Vernáculo Márcio Borges.
Márcio Borges. Foto: Túlio Vidal
O Sebrae tem dois focos no Acredita: o primeiro é fornecer garantia e o segundo é dar assistência ao empresário de pequeno negócio para que ele possa tomar o crédito de maneira consciente, para que saiba se o verba é realmente necessário e porquê deve ser usado.
Márcio Borges, crítico de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Vernáculo
Atualmente, 29 instituições bancárias estão aptas a ofertar os recursos que foram possibilitados com o aporte de R$ 2 bilhões do Sebrae e que vão viabilizar R$ 30 bilhões em crédito nos próximos três anos.
Fórum
O Fórum Global de Financiamento de PMEs é o maior – e mais diversificado geograficamente – encontro sobre finanças de pequenas e médias empresas (PME). Reúne líderes globais experientes para facilitar a troca de insights, promover as melhores práticas e traçar o porvir. Desde 2015, a agenda do evento tem visão de porvir, abordando tópicos porquê finanças sustentáveis e parcerias com fintech.