Se você já ouviu qualquer companheiro comentar que não consegue mais tolerar a mesma quantidade de bebida de quando era jovem, saiba que ele não exagerou. Alguns estudos sobre o matéria revelam que os efeitos da ressaca pioram mesmo com a idade.

Portanto, talvez seja por isso que na manhã seguinte a uma sarau, a sua cabeça sinta ainda mais o peso por ter bebido na noite anterior. Ou o enjoo agora é ainda mais intenso do que você estava habituado a sentir, quando tinha seus vinte e poucos anos. Entenda, agora, porque isso acontece e quais são exatamente os principais sinais de que você está passando por uma ressaca.

Leia mais

O que é a ressaca e porquê ela afeta o corpo?

De contrato com o Instituto Pátrio sobre Agravo de Álcool e Alcoolismo dos Estados Unidos (Niaaa, {sigla} em inglês), a ressaca é o conjunto de sintomas mentais e físicos que ocorrem por conta do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Sobretudo, os sinais mais comuns que uma pessoa com ressaca pode apresentar são: dor de cabeça, cansaço, fraqueza, náuseas, vômitos, dor muscular, tontura, sensibilidade à luz e ao som, sudorese, irritação, dentre outros.


Homem adulto engraçado com máscara de dormir na testa tendo dificuldades para acordar. Em pé na frente do espelho olhando para seu rosto, bocejando, parecendo cansado e com sono/Shutterstock - Foto Colaborador Voyagerix
Varão adulto com ressaca/Shutterstock – Foto Colaborador Voyagerix

No entanto, esse conjunto de sintomas que resulta em uma intoxicação decorrente de alterações bioquímicas e inflamatórias acontece por conta de alguns fatores. Tais porquê:

  • Desidratação: devido a maior vontade de urinar e a perda de líquido em excesso;
  • Irritação gastrointestinal: quando ingerimos álcool em excesso acontece maior liberação de ácido e, com isso, o tripa fica irritado, aumentando a sensação de desconforto.
  • Inflamação: o constituído acetaldeído é uma substância liberada quando o álcool é metabolizado em nosso corpo, gerando inflamação no fígado, tripa, pâncreas e outros órgãos.
Porquê prevenir a ressaca?

Algumas ações são fundamentais para prevenir a ressaca. Entre essas, estão: manter a hidratação antes e depois de consumir álcool; alimentar-se antes e depois de tomar álcool (opte por carboidratos e proteínas); proteger o fígado com vitaminas B e C antes de tomar; evitar bebidas que não hidratem porquê refrigerantes, por exemplo; e dormir muito (na noite anterior e posteriormente a ingestão de bebidas).

Engov faz efeito contra ressaca?

Embora o Engov não seja indicado diretamente para esta finalidade, o medicamento é, sim, uma opção para tranquilizar certos efeitos da ressaca, tais porquê: dores de cabeça, desconfortos no estômago e mal-estar. Isso acontece, porque o Engov tem uma ação analgésica, antiácida e excitante.

Os efeitos da ressaca pioram com a idade? Entenda o que é verdade ou mito

Sim, é verdade que os efeitos da ressaca pioram com a idade. Isso porque a nossa capacidade de metabolizar a aspiração do álcool no nosso corpo fica ainda mais limitada. A principal mudança está no fígado, por fim depois de uma certa idade a resposta desse órgão as bebidas é mais lenta, e isso faz com que os efeitos da ressaca pareçam ainda piores.

Uma vez que o álcool é uma bebida tóxica para nossas células, ao ser podre no metabolismo, ele é transformado em uma substância também tóxica, porquê já mencionamos, o acetaldeído. Dessa forma, o processo para que essa substância seja eliminada do nosso corpo é o seguinte: primeiro se transforma em acetado, depois em chuva e, por termo, em dióxido de carbono.

Homem hispânico feliz sorrindo na clínica de bem-estar recebendo terapia de infusão intravenosa e coquetel de vitaminas Myers para um tratamento de cura.
Em alguns casos, o soro é utilizado para tratar os efeitos do álcool, porquê no coma alcoólico e na intoxicação alcoólica/Shutterstock – Foto Colaborador antoniodiaz

Mas, com o passar dos anos, ao envelhecemos, as enzimas do fígado tornam-se menos eficientes, deixando a metabolização do álcool e seus subprodutos mais lenta. Por isso, esses químicos ficam no corpo por mais tempo que antes.

Sem narrar que com o passar dos anos, o fígado também mais estar menos eficiente na formação de glicose, o que leva o organização a maiores episódios de hipoglicemias. Isso, por sua vez, afeta a força necessária para o funcionamento dos neurônios e, assim, a sensação de cansaço é ainda maior.

Mas, não é só o fígado que intensifica os efeitos da ressaca com a idade. Existem também maiores possibilidades de desidratação, pois com a redução de músculos e acúmulo de mais gorduras, o corpo possui menos quantidade de chuva.

O post Os efeitos da ressaca pioram com a idade? Entenda! apareceu primeiro em Olhar Do dedo.