Uma das maiores atrizes hollywoodianas dos anos 90 foi, sem incerteza, Winona Ryder. Atuando em filmes diversificados, ela alcançou reputação e elogios da sátira, sendo indicada a dois Oscars e premiada com um Mundo de Ouro.

No entanto, ela pausou a curso no início dos anos 2000 depois uma polêmica e acabou sumindo das telonas por um longo período. Todavia, conseguiu retornar anos depois e voltou a invocar a atenção em obras porquê “Stranger Things” e “Os Fantasmas Ainda se Divertem – Beetlejuice”.

Para homenagear a curso dessa icônica atriz, elaboramos uma lista com oito dos seus melhores filmes. Confira a seguir.

Heathers (1988) / Credito: New World Pictures (divulgação)

Os Fantasmas se Divertem (1988)

Beetlejuice (1988) / Credito: Warner Bros. (divulgação)

Dirigido por Tim Burton, “Os Fantasmas se Divertem” é uma comédia fantástica com toques de horror. A trama segue um par de fantasmas que recorre ao desprezível bio-exorcista Betelgeuse para expulsar os novos moradores de sua morada de campo.

Michael Keaton estrela porquê o icônico Betelgeuse. Já Winona Ryder brilha em um de seus primeiros papéis no cinema porquê a jovem gótica Lydia Deetz. O elenco ainda conta com Alec Baldwin, Geena Davis, Jeffrey Jones e Catherine O’Hara.

  • Onde observar: Max
Beetlejuice (1988) / Credito: Warner Bros. (divulgação)

Leia mais:

Atração Mortal (1988)

Heathers (1988) / Credito: New World Pictures (divulgação)

A comédia mórbida “Atração Mortal” ganhou status cult ao longo dos anos. Winona Ryder estrela porquê Veronica Sawyer, uma juvenil do ensino médio que entra para um temido grupo de patricinhas populares, todas chamadas Heather. 

Porém, ela logo se cansa do agravo de poder delas e se atrai por um novo aluno rebelde e perigoso: Jason Dean, interpretado por Christian Slater.

  • Onde observar: Mercado Play (gratis), +SBT (gratis), Netmovies (gratis), Pluto TV (gratis), Looke, Mubi

Edward Mãos de Tesoura (1990)

Edward Scissorhands (1990) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)

Mais uma parceria entre Winona Ryder e o diretor Tim Burton, a comédia fantástica “Edward Mãos de Tesoura” foi um sucesso crítico e mercantil. Johnny Depp estrela porquê o personagem-título, um humanóide sintético incompleto que tem lâminas de tesoura no lugar das mãos. 

Vivendo sozinho em uma mansão gótica, Edward é encontrado por uma vendedora de cosméticos (Dianne Wiest) que o leva para sua morada nos subúrbios. Lá, ela o apresenta à sua família, incluindo sua filha juvenil Kim Boggs, vivida por Winona Ryder, por quem Edward se apaixona.

  • Onde observar: Disney+

Drácula de Bram Stoker (1992)

Bram Stoker’s Dracula (1992) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Fundamentado no romance “Drácula” de Bram Stoker, levante filme de Francis Ford Coppola mistura romance gótico, horror e drama, com uma abordagem estilizada.

Gary Oldman estrela porquê o vampiro Drácula, que se apaixona e fica obcecado por Mina Murray, interpretada por Winona Ryder. O elenco ainda conta com Anthony Hopkins e Keanu Reeves.

  • Onde observar: Max

A Era da Inocência (1993)

The Age of Innocence (1993) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Adaptação do romance homônimo de Edith Wharton, “A Era da Inocência” é um drama de estação dirigido por Martin Scorsese.

Retratando a sociedade aristocrática de Novidade York no final do século XIX, o longa segue Newland Archer (Daniel Day-Lewis), um legista da subida classe. Ele está nubente de May Welland (Winona Ryder), mas se atrai pela prima dela, a Condessa Ellen Olenska (Michelle Pfeiffer), que está envolvida em um escândalo.

  • Onde observar: alugar ou comprar no Amazon Prime Video e Apple TV

Pequena, Interrompida (1999)

Girl, Interrupted (1999) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Fundamentado nas memórias de Susanna Kaysen, o drama “Pequena, Interrompida” é dirigido por James Mangold e ambientado no final dos anos 60. Winona Ryder interpreta Susanna Kaysen. 

A trama acompanha a estadia de Susanna em um hospital psiquiátrico, supostamente para tratar seu transtorno de personalidade limítrofe. No entanto, durante sua internação, ela se envolve com outras pacientes, incluindo uma charmosa sociopata interpretada por Angelina Jolie.

  • Onde observar: alugar ou comprar no Amazon Prime Video e Apple TV

Cisne Preto (2010)

Black Swan (2010) / Crédito: Fox Searchlight Pictures (divulgação)

Elogiado pela sátira, o horror psicológico “Cisne Preto” é dirigido por Darren Aronofsky. 

Natalie Portman estrela porquê uma bailarina que conquista o papel principal em “O Lago dos Cisnes”. No entanto, a pressão leva-a a perder o controle entre a veras e a fantasia. 

Winona Ryder interpreta Elizabeth “Beth” MacIntyre, uma prima ballerina forçada a se reformar. O elenco também conta com Vincent Cassel e Mila Kunis.

  • Onde observar: Disney+

As Bruxas de Salém (1996)

The Crucible (1996) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)

Fundamentado na peça de Arthur Miller, “As Bruxas de Salem” é inspirado nos eventos do Julgamento das Feiticeiras de Salem, ocorrido no final do século XVII. 

Na trama, um grupo de garotas é flagrado realizando um ritual na floresta e, posteriormente, são acusadas de bruxaria. No entanto, elas provocam uma comoção e acusam falsamente vários habitantes da povoado de feitiçaria. 

Winona Ryder estrela porquê Abigail Williams, uma das garotas acusadas de bruxaria, que tinha um caso com o casado John Proctor (Daniel Day-Lewis). Posteriormente ser dispensada por ele, Abigail faz feitiços para que a esposa dele (Joan Allen) morra.

  • Onde observar: não disponível nos streamings

O post Os 8 melhores filmes com Winona Ryder apareceu primeiro em Olhar Do dedo.