Pedro Almodóvar é um dos cineastas espanhóis de maior sucesso internacional. Com uma legião de fãs e altamente prestigiado pela sátira, o cineasta já conta com uma filmografia extensa, incluindo títulos amplamente aclamados.
Seus trabalhos giram em torno de melodramas, suspenses ousados e comédias excêntricas, marcados por cores fortes e vibrantes.
Você conhece a obra desse importante diretor? A seguir, elaboramos uma lista com 10 dos melhores filmes de Almodóvar disponíveis nos principais serviços de streaming, porquê a Netflix.
Os 10 melhores filmes de Pedro Almodóvar
Músculos Trêmula (1997)
Suspense dramático com elementos eróticos, “Músculos Trêmula” é considerado um dos principais trabalhos de Pedro Almodóvar. A trama começa em Madri, em 1970, quando uma prostituta (Penélope Cruz) dá à luz dentro de um ônibus.
Vinte anos depois, seu rebento, Víctor (Liberto Rabal), vai à morada de Elena (Francesca Neri), uma dependente química, esperando reencontrá-la.
No entanto, ele acaba recluso depois se envolver em uma confusão na qual o policial David (Javier Bardem) é baleado. Anos depois, Víctor descobre que Elena e David, agora em uma cadeira de rodas, estão juntos e, ao transpor da cárcere, promessa vingança.
Onde presenciar:
- Netflix
- Mercado Play (gratuito com anúncios)
- Pluto TV (gratuito com anúncios)
Leia mais:
- 8 séries de espiões/espionagem para ver online
- As 5 melhores bandas de rock fictícias do cinema
- 6 filmes estrelados por rappers para ver nos streamings
Fale com Ela (2002)
O melodrama “Fale com Ela” é considerado a obra-prima de Pedro Almodóvar. Além de ter sido aclamado pela sátira internacional, o longa também foi um sucesso mercantil.
Entre os prêmios recebidos, o filme conquistou o Oscar de Melhor Roteiro Original, uma das raras ocasiões em que uma produção não falada em inglês venceu essa categoria.
A trama gira em torno de dois homens que se conhecem em um hospital, onde ambos têm laços com mulheres em coma. Javier Cámara, Darío Grandinetti, Leonor Watling, Geraldine Chaplin e Rosario Flores estrelam a produção.
Onde presenciar:
- Netflix
- Mercado Play (gratuito com anúncios)
- Pluto TV (gratuito com anúncios)
A Flor do Meu Sigilo (1995)
O drama “A Flor do Meu Sigilo” é considerado um dos filmes mais maduros na filmografia de Almodóvar.
O enredo segue Leo (Marisa Paredes), uma escritora de meia-idade que escreve livros românticos de sucesso, mas os despreza e publica sob um pseudônimo. Paralelamente, ela enfrenta uma crise conjugal com o marido, um militar que está sempre no exterior.
Onde presenciar:
- Netflix
- Amazon Prime Video
- Mercado Play (gratuito com anúncios)
- Pluto TV (gratuito com anúncios)
Mulheres à Extremo de um Ataque de Nervos (1988)
O filme que trouxe atenção internacional a Pedro Almodóvar foi a comédia “Mulheres à Extremo de um Ataque de Nervos”. Carmen Maura, Antonio Banderas e Julieta Serrano estrelam a produção.
A trama segue Pepa (Maura), que, depois de ser deixada pelo amante sem nenhuma explicação, tenta deslindar o motivo, mas acaba em uma jornada caótica.
Onde presenciar:
- Netflix
- Amazon Prime Video
- Mercado Play (gratuito com anúncios)
- Pluto TV (gratuito com anúncios)
Mães Paralelas (2021)
Muito recebido pela sátira, “Mães Paralelas” é estrelado por Penélope Cruz e Milena Smit. Na trama, a fotógrafa de meia-idade Janis (Cruz) engravida de um varão casado e decide ter o rebento sozinha.
No hospital, ela conhece Ana (Smit), uma jovem pejada por acidente. As duas dão à luz ao mesmo tempo e, depois de seguirem caminhos separados, acabam se reencontrando e criando um poderoso vínculo.
Onde presenciar:
- Netflix
A Lei do Libido (1987)
Filme de suspense e humor mórbido, “A Lei do Libido” foca em um triângulo amoroso entre três homens. Mas, o foco está na relação entre o cineasta Pablo (Eusebio Poncela) e o jovem obsessivo Antonio (Antonio Banderas).
Também há o drama de Tina (Carmen Maura), uma mulher transgênero que é atriz e possui um pretérito sombrio.
Onde presenciar:
- Netflix
- Mercado Play (gratuito com anúncios)
Tudo sobre Minha Mãe (1999)
A comédia dramática “Tudo sobre Minha Mãe” é outro destaque na filmografia de Almodóvar. O longa foi aclamado pela sátira internacional e teve sucesso mercantil. Ou por outra, o filme ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, Orbe de Ouro e BAFTA.
Na trama, o jovem Esteban morre atropelado no dia do seu natalício de 17 anos enquanto perseguia uma atriz por um autógrafo. Sua mãe, Manuela (Cecilia Roth), planejava recontar a ele sobre seu pai incógnito.
Posteriormente a tragédia, Manuela decide ir em procura do paradeiro do pai do garoto. O elenco ainda conta com Marisa Paredes e Penélope Cruz.
Onde presenciar:
- Amazon Prime Video
- Mubi
- Runtime (gratuito com anúncios)
Matador (1986)
O suspense erótico “Matador” segue o conflituoso estudante de touradas Ángel, estrelado por Antonio Banderas, que confessa assassinatos que não cometeu.
Enquanto isso, os reais assassinos, um varão e uma mulher, envolvem-se em um jogo de morte e atração.
Onde presenciar:
- Belas Artes à La Carte
A Pele Que Habito (2011)
Fundamentado no romance *Mygale*, de Thierry Jonquet, “A Pele Que Habito” é um suspense/melodrama ideal para quem gosta de filmes com reviravoltas.
Na história, um cirurgião plástico (Antonio Banderas) se dedica a gerar uma pele sintética resistente a queimaduras depois a morte de sua esposa. No entanto, ele mantém uma mulher (Elena Anaya) aprisionada em sua morada e a usa porquê cobaia.
Onde presenciar:
- Max
Ata-me! (1989)
A comédia romântica excêntrica “Ata-me!” traz Antonio Banderas e Victoria Abril nos papéis principais.
Na história, um jovem recém-saído de um hospital psiquiátrico (Banderas) sequestra uma atriz (Abril) para fazê-la se gostar por ele.
Onde presenciar:
- Mubi
O post Os 10 melhores filmes de Pedro Almodóvar disponíveis na Netflix e outros streamings apareceu primeiro em Olhar Do dedo.