Por muitas décadas, a maioria das pessoas só ouviu falar dos sistemas operacionais mais famosos, uma vez que Windows, Linux e macOS. Todavia, em virtude do progressão tecnológico e da modernização estável do Google, foi lançado no mercado uma selecção para todos esses sistemas: o Chrome OS.
O Chrome OS é o sistema operacional do Google, disponível para a marca de laptop exclusiva da empresa. A seguir, confira informações detalhadas sobre o software e o sobre o notebook ao qual ele pertence.
O que é e para que serve o Chrome OS?
Conforme o Google passou a lucrar mais investimentos, a empresa decidiu direcionar esses fundos para desenvolver diferentes tipos de tecnologia a termo de competir de igual para igual com as empresas concorrentes. A geração do Chrome OS é unicamente uma de várias que encaminham o Google nessa decisão de se posicionar melhor no mercado.
Lançado oficialmente em 2010, o Chrome OS chegou ao mercado uma vez que uma selecção para os demais sistemas operacionais já conhecidos, uma vez que Linux, Windows e macOS. De início, ele foi instalado em um notebook beta (que futuramente viria a ser o Chromebook) e distribuído gratuitamente para que algumas pessoas pudessem testá-lo.
Um ano depois, em 2011, o Chromebook foi oficialmente lançado. Logo, para que seja simples de entender: “Chromebook” é o nome do laptop e “Chrome OS” é o nome do sistema operacional do laptop.
Dissemelhante das concorrentes, o Chrome OS possui uma hospedagem de arquivos e aplicativos baseados na nuvem do Google. Em outras palavras, é imprescindível ter chegada à internet para acessar seus arquivos e demais aplicativos de geração de texto, planilhas, apresentações e muito mais.
Aliás, por ser uma máquina do Google, o Chromebook tem chegada direto a Play Store e admite o download de aplicativos que normalmente encontramos nos celulares Android.
O propósito desse notebook e de seu sistema operacional é ter plebeu dispêndio e funcionalidades básicas para usuários que estão sempre conectados à internet. Dessa forma, é um laptop indicado para quem estuda ou trabalha com apps simples e buscas na web. Seu navegador padrão é o Google Chrome, que dá chegada ao buscador Google para a realização de pesquisas.
Leia mais:
- Sistema operacional: o que é, para que serve e exemplos
- Uma vez que exportar uma única pasta de favoritos do Google Chrome ou outro navegador
- Uma vez que ativar aceleração de hardware no Google Chrome
Qual a diferença entre Chrome OS e o Google Chrome?
Chrome OS é um sistema operacional desenvolvido para os laptops Chromebook. Um sistema operacional é o software da máquina: tem a ver com vincular e desligar o aparelho (trabalhando junto do hardware), permite que você abra e feche aplicativos, acesse navegadores; é essencialmente tudo o que você.
Já o Google Chrome é um navegador, ou seja, é um aplicativo que você acessa para realizar pesquisas na web. Por exemplo, é por meio do Google Chrome que você acessa o Google.
Para efeito de confrontação: enquanto os concorrentes do Chrome OS são os sistemas Windows, Linux e macOS; os concorrentes do Google Chrome são Firefox, Opera, Edge, etc.
O post O que é o Chrome OS e para que serve? apareceu primeiro em Olhar Do dedo.