Os carros e bicicletas não são os únicos veículos elétricos inovando em seus respectivos setores. A empresa francesa L’Aquaphile lançou um caiaque elétrico híbrido que permite escolher quando usar o motor e quando aproveitar da pedalada originário – ou, ainda, mesclar os dois para um passeio mais tranquilo. 

O protótipo também conta com velocidade, autonomia e acessórios para diversão no mar, incluindo um pintura solar carregador.

caiaque elétrico
Caiaque mistura modo de meio elétrico com manual (Imagem: Pedayak/Reprodução)

Caiaque elétrico dá autonomia aos usuários

O protótipo foi batizado de Pedayak Electric. Ao contrário de outros caiaques elétricos (inclusive uma vez que o Pedayak substancial, outro protótipo da empresa), que ativam o motor a partir da pedalada, o veículo da vez permite escolher o modo de meio.

Para ativar o motor, basta pedalar em um conjunto de pedais na segmento superior, que giram uma hélice na segmento subalterno do embarcação. Se pedalar ao contrário, o caiaque da ré. Assim uma vez que em outros modelos, a força do motor é canalizada para aumentar a potência da pedalada, facilitando o trajeto e aumentando a velocidade.

No entanto, se o usuário quiser uma experiência originário, sem ajuda do motor, basta usar outro conjunto de hélices. Nesse caso, a pedalada é inteiramente movida pela força humana, sem ajuda da máquina. Ou seja, é verosímil escolher entre a meio com ajuda do motor, sem ajuda ou, ainda, uma combinação dos dois.

Segundo David Adrian, fundador da L’Aquaphile ao New Atlas, essa forma serve uma vez que um dispositivo de segurança. Se a bateria perfazer ou o usuário permanecer muito cansado, haverá outro método de se locomover de volta à terreno. No caso contrário, caso o motor falhe ou a bateria tenha concluído, o caiaque elétrico vem com dois remos no convés.

pedayak caiaque
Caiaque comporta até 180 kg (Imagem: Pedayak/Reprodução)

Caiaque tem velocidade e bateria para um passeio tranquilo

O caiaque elétrico da companhia vem com uma bateria de lítio no cockpit, suficiente para um passeio de três horas somente usando o motor. Se o usuário combinar a segmento elétrica com a pedalada originário, a autonomia pode chegar a sete horas.

A velocidade de cruzeiro é de 10 km/h.

Saiba mais informações sobre o caiaque:

  • O protótipo ainda vem com uma haste nivelado deslizável que cria um espaço para crianças e outros usuários (uma vez que mostra a foto);
  • A velocidade do motor é controlada por um controle remoto sem fio à prova d’chuva;
  • O casco é de polietileno rotomoldado autoesvaziável e mede 3,60 metros de comprimento por 73 centímetros de largura. 
  • Ele pesa muro de 44 kg, com motor e bateria incluídos, e suporta um peso útil de 180 kg (somente a trouxa, sem narrar o casco).

Veja o protótipo em ação:

Leia mais:

Protótipo já está à venda

O Pedayak Electric está à venda no site da Pedayak por 3.900 euros, muro de R$ 23,7 milénio. Plataformas estabilizadoras são vendidas separadamente.

Há ainda um protótipo com pintura solar carregador de bateria, que sai por 4.650 euros, muro de R$ 28 milénio.

Os valores são na conversão direta, sem possíveis taxas de importação.

O post Novo caiaque elétrico tem sigilo para deixar passeios mais seguros no mar apareceu primeiro em Olhar Do dedo.