A Archer Aciation, empresa do ramo de eVTOLs (aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical), finalizou o primeiro período de testes do eVTOL Midnight. A companhia tem como objetivo usar a aeronave para substituir carros em viagens de 60 a 90 minutos e diminuir esse tempo para 20 minutos, no máximo e realizar serviços de táxi aéreo. Tudo isso de forma sustentável, com baixo ruído e custo competitivo.
Mas, o questionamento que fica é: você sabe como este avião é por dentro e quais tecnologias ele possui? O Olhar Digital mostra tudo isso para você de forma detalhada. Continue a leitura e confira!
Leia mais:
- VTOL e eVTOL: o que são e como funcionam?
- O que é preciso para ter um drone?
- Phenom 300 – Embraer: conheça por dentro o jato leve mais vendido do mundo
Capacidade
O Midnight foi projetado para ter a capacidade de voar até 160 km de distância, podendo fazer voos consecutivos com cerca de 32 km. Tudo a 240 km/h.
É exatamente isso que faz com que exista a aposta para que ele seja competitivo em relação a viagens terrestres, sendo uma excelente opção para serviços de táxi aéreo. Outro fator importante é o seu baixo custo, baixo ruído e a segurança das companhias aéreas comerciais.
Funcionamento
O avião funciona por meio de seis baterias independentes, sendo que cada uma suporta um par de motores elétricos. Para a operação de voo, será necessário a presença de um piloto certificado a bordo. Além disso, é possível levar mais 4 pessoas de forma confortável e com bagagem.
Segurança
Para garantir a segurança dos tripulantes, o avião conta com o sistema aviônico Midnight, que tem incluso quatro computadores de controle de voo, com navegação inercial redundante, sensores GNSS e AGL, o que garante dados robustos e confiáveis para o piloto.
Outro ponto de destaque em relação à segurança são os motores elétricos dianteiros e traseiros, que possuem alimentação independente. Dessa forma, eles ajudam a aeronave a completar um voo com segurança mesmo se uma bateria inteira falhar.
Estrutura
O Midnight é uma aeronave bem leve. Isso porque possui uma estrutura de fuselagem completamente composta de fibra de carbono. Isso também faz com que ela tenha uma boa segurança estrutural e ainda aumente o seu desempenho.
O interior do Midnight é sustentável
Internamente, o Midnight tem os assentos feitos de fibras de linhas, uma planta que precisa de pouca água e possui baixo armazenamento de CO².
O post Midnight: conheça por dentro o eVTOL da Archer apareceu primeiro em Olhar Digital.