Startupi
Meta reajusta a rota de moderação de teor e derruba instrumento de checagem de fatos nos EUA
A Meta anunciou uma revisão ampla de suas políticas de teor nos Estados Unidos, incluindo o término do programa de checagem de fatos e a flexibilização de restrições sobre temas polêmicos, uma vez que imigração e identidade de gênero. A mudança ocorre a poucas semanas da peroração da transição política no país, com a posse do segundo procuração de Donald Trump agendada para o próximo dia 20.
Mudanças nas políticas e novos líderes
Além de fechar o programa de checagem de fatos, iniciado em 2016, a Meta implementará o sistema “Notas da Comunidade”, semelhante ao usado pelo X (macróbio Twitter), para permitir que usuários adicionem contexto a postagens duvidosas. A moderação automatizada focará somente em violações graves e teor ilícito, uma vez que terrorismo e tráfico de drogas, enquanto denúncias de oração de ódio e outros conteúdos sensíveis serão analisadas manualmente.
As mudanças na big tech também envolvem uma repaginada no quadro de liderança, com Joel Kaplan, de perfil republicano, assumindo uma vez que dirigente de assuntos globais, e Dana White, CEO do UFC e aliada de Trump, entrando para o parecer de gestão. “Queremos voltar às raízes da liberdade de frase, aprendendo com erros e moderando menos, principalmente em tópicos políticos sensíveis”, afirmou Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
Queda nas regras nos EUA contrastam com o cenário da Meta na UE
Por enquanto, as mudanças estão limitadas ao mercado dos EUA, enquanto na União Europeia, a big tech continua sob rigorosas regulamentações da Lei de Serviços Digitais (DSA), que exige a moderação de teor ilícito e transparência nas práticas. A não conformidade pode resultar em multas de até 6% da receita global da empresa.
Com a introdução das Notas da Comunidade nos EUA, a Meta promete evoluir o sistema ao longo do ano, transferindo para os usuários a responsabilidade de juntar contexto a postagens enganosas, em vez de depender de verificadores independentes. A decisão da big tech reforça sua procura por maior liberdade de frase, mas levanta preocupações sobre os riscos de desinformação, principalmente em um cenário global cada vez mais vigilante em relação às redes sociais.
Aproveite e junte-se ao nosso ducto no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique cá para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
O post Meta reajusta a rota de moderação de teor e derruba instrumento de checagem de fatos nos EUA aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz