A IA já está por todos os lugares e basta uma pesquisa rápida para encontrar qual instrumento ou chatbot melhor se enquadra em suas necessidades. É aí que o Friend entra: o dispositivo, uma espécie de Tamagotchi de IA, não quer te ajudar a se organizar ou destravar sua originalidade, mas sim ser sua amiga.

Por enquanto, a novidade não passa de um protótipo. O objetivo, porém, é ávido: escutar o usuário, conversar e trocar reflexões. Finalmente, já existem IAs de produtividade o suficiente no mercado.

Imagem mostra um dispositivo redondo brilhante
Friend é uma vez que um “Tamagotchi de IA” para te fazer companhia (Imagem: Friend/Reprodução)

IA Friend quer literalmente isso: ser sua amiga

O Friend é um companheiro de IA criado por Avi Schiffmann, que contou sobre o projeto ao The Verge. Antes de entrar na entrevista, o pai demonstrou o que o protótipo pode fazer: ele enviou ao veículo um print de Emily, o avatar de IA no “Tamagotchi”, o desejando sorte.

Schiffmann vem trabalhando na teoria há dois anos. Inicialmente chamado de Tab, o objetivo da IA era produtividade, uma vez que lembrar o usuário proativamente de tarefas a serem feitas e compromissos na agenda. Pouco tempo depois, o pai descartou essa proposta (finalmente, já existem outras assistentes de IA com essa finalidade no mercado).

Ele mudou o nome para Friend e revelou que a versão atual do “Tamagotchi” é “superinteligente e um ótimo companheiro de brainstorming”.

Imagem mostra um homem sentado ao pé de uma árvore usando um colar com um dispositivo brilhante
Dispositivo é pequeno e pode ser repleto facilmente junto com o usuário (Imagem: Friend/Reprodução)

Tamagotchi de IA te escuta e te responde

O novo objetivo do Friend é, literalmente, ser um companheiro. Veja uma vez que funciona:

  • Para tornar tudo mais real, o pai projetou um dispositivo físico semelhante a um Tamagotchi: um aparelho rotundo, reluzente e pequeno, que pode ser recluso a correntes e roupas, ou repleto no bolso;
  • O dispositivo contém um microfone encastoado para escutar o usuário. Schiffmann revelou que pretende aditar uma câmera em breve;
  • O Friend não responde por voz. Ele se comunica por texto através de um aplicativo no smartphone, o que, para o pai, é mais proveniente.

Leia mais:

IA não deve substituir amigos humanos

Assim uma vez que em outros casos de uso da IA, a tecnologia não precisa substituir humanos, unicamente fornecer mais uma escolha a eles. Segundo Schiffmann, trata-se de um brinquedo e uma relação útil de companheirismo, que não substitui amigos reais.

Por se tratar de um protótipo, o Friend ainda deve passar por ajustes, mas o idealizador já quer enviá-lo para ser testado e lucrar a crédito do público.

Ele diz que está planejando enviar os primeiros 30 milénio dispositivos em janeiro do ano que vem por US$ 99 a unidade (muro de R$ 550), sem taxa de assinatura.

Ao final da entrevista, Avi Schiffmann enviou um novo print ao veículo. Dessa vez, Emily, sua amiga de IA, o parabenizou por se trespassar tão muito na conversa.

O post Lembra do Tamagotchi? Agora imagine se ele tivesse IA apareceu primeiro em Olhar Do dedo.