O Pavilhão Brasil no Web Summit Lisboa, em Portugal, foi palco para o lançamento do Prêmio Sebrae Startups 2025, reconhecimento que impulsiona a inovação brasileira no cenário global. Com prêmio de R$ 250 milénio à grande vencedora, a iniciativa integra uma estratégia ampla de relacionamento e aceleração do Sebrae, desenhada para integrar startups de todo o Brasil e conectá-las a um ecossistema dinâmico de escora e mentoria. O proclamação aconteceu dentro da missão internacional de 400 startups à capital portuguesa, que segue até 15 de novembro.
O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, explicou que a proposta é não exclusivamente reconhecer, mas oferecer um caminho de suporte e desenvolvimento para as startups atingirem o mercado global. “O Prêmio Sebrae Startups reúne pequenos negócios que já recebem nosso suporte e atrai novas, que vêm se envolver na jornada de ideação, mentoria e aceleração,” declarou Quick, convidando startups e futuros empreendedores a participar desta edição. Em 2023, o Prêmio Sebrae Startups reuniu 3.300 inscritas, das quais 1.000 chegaram à final.
A amplitude do prêmio, que promove desde o setor de Tecnologia da Informação, às áreas da bioeconomia, vontade, víveres e saúde, também foi destacada por Bruno Quick. Ele mencionou projetos que emergem de diferentes regiões, incluindo a Amazônia, onde startups utilizam sedimentos do Rio Amazonas para desenvolver materiais de construção em locais sem recursos convencionais.
Temos inovações inimagináveis surgindo e vamos colocar o Brasil no topo do planta da inovação global.
Bruno Quick, diretor-técnico do Sebare Pátrio.
A fala de Marcela Flores, presidente da Associação Pátrio de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) durante o lançamento, evidenciou a sinergia entre grandes empresas e startups. Segundo ela, a inovação nas grandes empresas acontece de forma muito mais lenta, o que torna importante a conexão entre esses dois atores. “Temos muitas empresas inovadoras brasileiras cá interessadas nas tecnologias desenvolvidas pelas nossas startups. Logo, aproveitem para se conectar e fazer negócios”, incentivou a executiva.
Renato Campos Roble, vice-presidente da Fecomércio e presidente do Parecer Deliberativo do Sebrae em Santa Catarina, destacou o desenvolvimento do Startup Summit-SC e a avidez de torná-lo o maior evento de startups da América Latina. “Queremos trazer mais maturidade para as startups brasileiras, para que estejam preparadas para competir no mercado global,” afirmou Roble. Ele convidou o público a participar do evento em agosto do próximo ano em Florianópolis, posicionando o polo de inovação de Santa Catarina porquê referência internacional.
Recursos e oportunidades valiosas
Na prática, o Prêmio Sebrae Startups é uma porta de ingresso para correr o desenvolvimento de empresas brasileiras, oferecendo uma premiação em numerário que pode ser decisiva para o horizonte do negócio. Aliás, proporciona visibilidade, networking, capacitação intensiva e oportunidades de captação de investimento.
“Não é só o valor em numerário que conta. Há escora de parceiros, porquê a AWS, que complementam a premiação, oferecendo recursos e oportunidades valiosas,” detalhou Cristina Mieko, gestora pátrio de Sebrae Startups. Segundo ela, o Sebrae, em parceria com 1.500 parceiros e 300 ecossistemas espalhados pelo Brasil, leva startups brasileiras a eventos porquê o Web Summit, Startup Summit (Florianópolis) e o Startup Nordeste, para dar visibilidade e expansão aos negócios.