O Instituto Pátrio da Propriedade Industrial (INPI) fez o pré-lançamento do Diretório Pátrio de Combate à Falsificação de Indicação Geográfica, que vai combater a pirataria de produtos de origem certificados. Na plataforma que fica dentro do portal do INPI, os produtores poderão registrar informações diversas de seus produtos, porquê principais características, descrição de embalagens e rotas utilizadas. A novidade foi apresentada na preâmbulo do Connection Terroirs do Brasil 2024, nessa quinta-feira (29), em Gramado (RS).
É mais um passo do instituto em direção ao aumento da segurança jurídica e da facilitação do transacção e dos negócios entre os diferentes atores envolvidos. Com isso, vamos disponibilizar aos usuários dos sistemas de IG no Brasil a possibilidade do cadastro através do site do Instituto, inserindo informações que efetivamente sirvam para combater a pirataria e a contrafação dessa extensão.
Júlio César Moreira, presidente do INPI
“Entendemos, com a soma ao Diretório de Combate às Falsificações de Máquinas, que estamos dando mais um passo para aumentarmos a segurança jurídica do uso da propriedade industrial no país e disseminarmos a cultura desse sistema entre o nosso povo”, explicou.
Para Hulda Giesbrecht, exegeta de inovação do Sebrae, a medida é importante não só para o consumidor, que terá a garantia de estar comprando realmente um resultado com IG reconhecida pelo INPI, mas protege também a região produtora. As Indicações Geográficas agregam valor a artigos tradicionais e impulsionam a comunidade, o desenvolvimento e a economia lugar”, defende.
Ao longo dos últimos anos, o país tem caminhado no sentido de valorizar e escalar as vendas de produtos com Denominação de Origem ou Indicação de Proveniência reconhecidos. Isso fortalece nossa economia, gera trabalho, renda e valorização de nossos produtos e serviços.
Hulda Giesbrecht, exegeta de inovação do Sebrae
Uma das mais recentes Indicações Geográficas brasileiras, a Cachaça de Luiz Alves, de Santa Catarina, recebeu seu certificado solene de Denominação de Origem durante a cerimônia de preâmbulo Connection Terroirs do Brasil 2024. A fabricação da bebida tem uma peculiaridade: utiliza o melado porquê matéria-prima da levedação no lugar do caldo de cana fresco. Aliás, são utilizadas leveduras nativas, que não existem em outro lugar do Brasil, em vez das industrializadas.
Exórdio e programação
O Connection Terroirs do Brasil, que segue até sábado (31) e é realizado pela Rossi e Zorzanello, com correalização do Sebrae, grande apoiador de produtores na certificação de origem.
Gustavo Rech, gerente do Sebrae na Região da Serra Gaúcha, destacou a relevância do evento para o desenvolvimento econômico e turístico de comunidades e destinos. “O Connection traduz um sentimento de valorização dos nossos produtos, mas principalmente da nossa história, das nossas experiências, que faz com que as pessoas que nos visitam consigam testar um pouquinho daquilo que nós temos de melhor. Os produtos de origem são um dos pilares com que o turismo se coloca”, ressaltou.
Com apresentações da Orquestra Jovem de Gramado e do músico Pepeu Gonçalves, a cerimônia concedeu ainda um troféu de participação a 32 Indicações Geográficas que estão participando do evento pela primeira vez. A noite foi encerrada com um coquetel com produtos de Origem e Indicação Geográfica oferecido pelos Terroirs do Sul do Brasil com o espeque do SENAC-RS.
Confira a programação:
30 de agosto – sexta-feira
Programação da Estádio Gastronômica (Cozinha Show)
Sítio: Rossio Major Nicoletti
Atividade gratuita.
Submersão sensorial com produtos tipicamente brasileiros.
Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.
13h ➜ Chef Nicolas Heckel – CATHERINE
14h30 ➜ Gustavo Bonfiglio – Chef Senac Bento Gonçalves
Harmonização de queijo serrano, mel da Bracatinga e rapadura de cacau de Rondônia com vinhos da região de Altos Montes.
16h ➜ Gustavo Bonfiglio – Chef Senac Bento Gonçalves
Harmonização de doces de Pelotas com espumantes da região de Altos de Pinto Bandeira.
17h30 ➜ Gustavo Bonfiglio – Chef Senac Bento Gonçalves
Harmonização de queijos lserrano e colonial com vinhos da Campanha Gaúcha.
Sessão de autógrafos
14h30 ➜ Rita Gil + Vera Fisch (Imagens e Emoção)
15h30 ➜ Iraci Casagrande (O Lago, As Hortênsias e o Turismo)
16h30 ➜ Sebastião Fonseca de Oliveira (Antigos Povoadores de Gramado / Memória das Fazendas Serranas I / Memória das Fazendas Serranas II)
17h30 ➜ Marco Ferreira (La Cueva – A Caverna / A Flecha do Tempo / Alfonso)
31 de agosto – sábado
Programação de palestras Palco de Teor
Sítio: Palácio dos Festivais
Atividade mediante ingresso.
9h ➜ Encontro dos IGs
Pintura com o Professor Dr. Jean Le Guerroué – Universidade de Brasília
IG – Desenvolvimento dos territórios e inovação
(individual para inscritos)
10h ➜ Troca de Experiências – Destapado para os participantes.
Programação da Estádio Gastronômica (Cozinha Show)
Sítio: Rossio Major Nicoletti
Atividade gratuita.
Submersão sensorial com produtos tipicamente brasileiros.
Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.
13h ➜ Arika Messa – Chef Senac Gramado
Arroz gulodice ao perfume de camomila desidratada da região de Mandirituba e açafrão da região de Mara Rosa.
14h30 ➜ Bruna Gotardo – Chef Senac Gramado
Barquete de castanha com creme de queijo artesanal dos Campos de Cima da Serra e melado escorrido de Capanema.
16h ➜ Sandra Weiss Barth – Chef Senac Gramado
Tartelete de cacau da região de Matas de Minas, recheada com ganache de moca e nibs de cacau e finalizada com honeycomb com mel de melato de Bracatinga.
17h30 ➜ Chef André Bertolucci – OLIVAS GRAMADO
Bruschetta de pão de milho colonial com queijo serrano dos Campos de Cima da Serra, salame artesanal de javali, azeitonas ascolana da Olivas de Gramado, açafrão de Mara Rosa finalizado com óleo de oliva Extravirgem Terroir Serrano Safra 2024 – Blend de Campo intenso – multivarietal – microlote
Sessão de autógrafos
14h30 ➜ Prof. Romeo Riegel (O Espírito de uma Cidade / Gramado em Crônicas Históricas)
16h30 ➜ Cristina Petersen Bonato (Da Natureza para Sua Mesa)
De quinta a sábado, às 15h
Degustação Guiada
Esta atividade é uma submersão fascinante no mundo do moca peculiar. São 4 Indicações Geográficas do Brasil em cada sessão. Cada uma tem o tempo de 30 minutos de duração e incluirá: Introdução ao Terroir do Moca, processo de produção e perfil sensorial destacando todas as nuances de cada moca.
Diariamente, das 12h às 21h
Exposição de produtos com IG para degustação e compras.