Pesquisadores australianos encontraram uma forma de deixar o concreto mais resistente a rachaduras e mais indestrutível usando um substância inusitado: fibras de carpete descartadas. Uma vez que esses resíduos são um problema ambiental na Austrália, a reutilização também ajuda na reciclagem do material.
E não são exclusivamente as fibras de carpete. Outros materiais têxteis descartados também podem ajudar no setor de construção e diminuir a poluição.
Concreto mais resistente aumenta segurança
O estudo é do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, e foi publicado em setembro no periódico Construction and Building Materials. Além dos pesquisadores, o projeto conta com escora de parceiros da indústria de materiais recicláveis do país.
O pesquisador principal, Dr. Chamila Gunasekara, explicou que o uso de fibras de carpete pode reduzir rachaduras em concreto em até 30%. Ao mesmo tempo, aumenta a espaço do material. A novidade também soluciona um grande problema do setor de construção, já que os custos anuais em reparos de concreto na Austrália superam os 8 bilhões de dólares australianos (mais de R$ 30,1 bilhões).
Além das fibras de carpete, o estudo conseguiu usar outros resíduos para melhorar a qualidade do material, uma vez que tecidos de vestuário descartados.
Rachaduras em lajes de concreto de idade precoce são um duelo de longa data em projetos de construção que podem promover corrosão prematura, não exclusivamente fazendo com que um prédio pareça ruim, mas também arriscando sua integridade estrutural e segurança. Fibras de carpete podem ser usadas para aumentar a resistência do concreto e evitar rachaduras precoces.
Dra. Chamila Gunasekara, responsável principal
Solução também elimina problemas ambientais
A melhoria na resistência do concreto não é o único favor da pesquisa. Ela também soluciona o problema do descarte dos resíduos têxteis.
De combinação com Gunsaekara, ao TechXplore, a Austrália é o segundo maior consumidor de têxteis do mundo, detrás exclusivamente dos Estados Unidos. Por lá, são 23 quilos de roupas e tecidos (incluindo os carpetes) descartados todos os anos em aterros sanitários. A queima desses materiais, por sua vez, emite gases tóxicos.
Já segundo o Dr. Shadi Houshyar, observador têxtil da universidade australiana, até 70% dos resíduos têxteis seriam adequados para conversão em fibras reutilizáveis, uma vez que no setor de construção.
Leia mais:
- Conheça novo concreto que retém CO₂ e ajuda meio-ambiente
- Uma vez que pérolas inspiraram cimento que pode mudar engenharia
- Concreto do horizonte: prédio de NY recebe tecnologia revolucionária
Em que pé está a produção do concreto mais resistente
- Amostras de concreto criadas em laboratórios com diversos materiais têxteis foram analisadas. Elas atenderam aos padrões australianos de desempenho em engenharia e requisitos ambientais;
- Agora, a equipe está fazendo testes em campo.
- Outrossim, está buscando parceiros comerciais e ajuda do governo sítio para testar o material em condições similares às de projetos de construção reais.
O post Substância inusitado pode deixar concreto mais resistente e indestrutível; conheça apareceu primeiro em Olhar Do dedo.