O ano de 2025 promete ser um marco para o cinema. Depois de anos de desafios, uma vez que a pandemia e as greves históricas de roteiristas e atores, e um ano ainda aquém dos níveis pré-pandemia, a indústria cinematográfica procura não exclusivamente restaurar seu vigor, mas também se adequar a um novo contexto econômico e cultural.

Grandes lançamentos e uma intensa temporada de premiações marcam o período, reforçando o cinema uma vez que um espaço de originalidade e conexão com o público. O duelo, entretanto, está em superar questões econômicas e atender às expectativas de uma audiência que procura experiências únicas e acessíveis.

O contexto do cinema em 2025

O cenário para 2025 é marcado por uma combinação de desafios e oportunidades. Apesar de o público estar gradualmente retornando ao cinema, a indústria ainda enfrenta questões econômicas e culturais que dificultam a retomada plena. O aumento dos custos de produção e a pressão por bilheterias rentáveis obrigam distribuidoras e exibidores a repensarem suas estratégias.

Amanda Brandão, criadora de teor de cinema e TV, destacou que “o cinema está cada vez mais elitizado, mas as salas já perceberam isso. Nascente ano, tivemos iniciativas uma vez que a Semana do Cinema, com muitas promoções para incentivar o público.” No entanto, ela aponta que as barreiras financeiras continuam sendo um duelo significativo, observando que “as pessoas querem ir ao cinema, mas não têm moeda para remunerar.”

A conscientização sobre esses obstáculos tem levado a ações que visam democratizar o aproximação, uma vez que promoções especiais e eventos. “Fazer as pessoas irem ao cinema é um duelo tanto para os criadores de teor quanto para as distribuidoras”, diz Amanda.

O porvir do cinema e a experiência das salas

A experiência de presenciar a um filme em uma sala de cinema continua sendo insubstituível, mas requer adaptações para se manter relevante. Amanda Brandão destacou que “é impressionante uma vez que o interesse pelo cinema está voltando, mas precisa ser viabilizado.”

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Retorno do público às salas de cinema necessita de esforços de várias áreas (Imagem: Rapit Design / Shutterstock.com)

Promoções uma vez que a Semana do Cinema e eventos especiais demonstram que o público está disposto a retornar às salas, desde que o dispêndio seja viável. Esse movimento procura reafirmar o cinema uma vez que uma experiência cultural principal e distinta do entretenimento doméstico.

Outro fator que pode fortalecer o cinema é o contraste com o streaming, que tem adotado práticas tradicionais de TV, uma vez que anúncios. Esse movimento cria uma oportunidade para as salas se posicionarem uma vez que espaços premium e imersivos, oferecendo um pouco que não pode ser replicado em vivenda.

Os filmes mais esperados de 2025

A lista de lançamentos para 2025 inclui tanto grandes produções de franquias consagradas quanto obras originais que prometem surpreender. Entre os filmes mais aguardados estão:

  • Superman: Legado: sob a direção de James Gunn, nascente filme marca o reinício da franquia do Varão de Aço, trazendo uma novidade perspectiva para o icônico super-herói.
  • Avatar 3: Lume e Cinzas: intitulado “Avatar: Fire and Ash”, a terceira secção da saga de James Cameron promete expandir ainda mais o universo de Pandora, explorando novas culturas e desafios.
  • Missão: Impossível – Acerto Final: Tom Cruise retorna uma vez que Ethan Hunt na epílogo épica da franquia de espionagem, prometendo sequências de ação de tirar o fôlego.
  • Jurassic World: Renascimento: a franquia dos dinossauros continua com “Jurassic World: Rebirth”, trazendo novas aventuras e desafios em um mundo onde humanos e dinossauros coexistem.
  • 28 Anos Depois: sequência dos aclamados filmes de terror, nascente lançamento explora as consequências de um mundo devastado por um vírus mortal, 28 anos posteriormente o surto inicial.
  • Velozes e Furiosos 11: a saga de velocidade e ação continua, reunindo Dom Toretto e sua família para enfrentar novos desafios nas pistas e além delas.
  • Quarteto Fantástico: Primeiros Passos: a Marvel apresenta sua versão do Quarteto Fantástico, introduzindo a icônica equipe de super-heróis no Universo Cinematográfico Marvel.
  • Wicked: Segmento Dois: a segunda secção da adaptação cinematográfica do famoso músico da Broadway, explorando as histórias não contadas das bruxas de Oz.
  • M3GAN 2.0: sequência do sucesso de terror tecnológico, nascente filme promete aprofundar os dilemas éticos e as consequências de perceptibilidade sintético avançada.
  • Michael – Uma Mito: uma cinebiografia que explora a vida e curso do lendário artista Michael Jackson, oferecendo uma visão íntima de suas conquistas e controvérsias.
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Poster de Superman: Legado, um dos filmes mais aguardados de 2025 (Imagem: DC Studios / Divulgação)

Expectativas para a temporada de premiações

A temporada de premiações de 2025 é principalmente significativa. Depois de anos marcados por interrupções e adaptações, a indústria procura retomar o cintilação tradicional desses eventos, ao mesmo tempo em que reflete as novas dinâmicas do setor.

“Bom, a gente já vai inaugurar o ano com o Orbe de Ouro, que a gente tem aí a possibilidade da Fernanda Torres levar o prêmio [de Melhor Atriz de Filme de Drama], a gente tem a possibilidade do Ainda Estou Cá levar o prêmio [de Melhor filme em língua não-inglesa]. Portanto, acho que vai ser uma volta das pessoas que não acompanhavam, né? Cá no Brasil, principalmente, de as pessoas ficarem mais de olho nas premiações”, destacou Amanda.

“E é legítimo que isso faz com que, não só Ainda Estou Cá, mas também os outros filmes indicados ganhem mais destaque e que as pessoas passem a escoltar mais essas produções”, complementou.

O Oscar 2025

O Oscar, a maior premiação da indústria cinematográfica, é o ponto supino da temporada. Nascente ano, as expectativas são de que a premiação valorize tanto a superioridade técnica quanto a capacidade de relatar histórias que dialoguem com o público contemporâneo.

Entre os favoritos ao Oscar em diversas categorias, destacam-se:

  • Anora: vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o filme dirigido por Sean S. Baker tem sido amplamente elogiado por sua narrativa envolvente e performances marcantes.
  • The Brutalist: nascente homérico sobre assimilação judaica e arquitetura no pós-guerra americano, estrelado por Adrien Brody, é considerado um potente candidato, com destaque para suas realizações técnicas.
  • Emilia Pérez: o músico de Jacques Audiard, apesar de críticas mistas, possui potente suporte da indústria e é visto uma vez que um provável concorrente em várias categorias.
  • Wicked: a adaptação do famoso músico da Broadway tem sido um sucesso de bilheteria e sátira, consolidando-se uma vez que uma provável indicação em múltiplas categorias.
  • Conclave: nascente drama intrigante sobre os bastidores do Vaticano combina elementos tradicionais e modernos, atraindo tanto o público quanto os críticos.
  • Duna: Segmento Dois: sequência do aclamado filme de ficção científica, continua a impressionar com sua grandiosidade visual e narrativa, sendo uma presença quase certa entre os indicados.

Amanda comentou sobre as expectativas de voltar a ter um filme brasiliano indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme Internacional.

“E ter o Brasil uma vez que representante… O meu coração diz que a gente vai, sim, ser indicado em Melhor Filme Internacional. Portanto, é muito empolgante ver a nossa arte, a nossa cultura, ser reconhecida fora daqui. Porque a gente sabe a qualidade das coisas que a gente produz. E a gente quer que o mundo também saiba, né? E que o mundo também veja”, disse Amanda Brandão.

“Eu não vivi Mediano do Brasil na idade, eu era muito pequena”, comentou Amanda, lembrando o último filme brasiliano que conseguiu a indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional, que também teve Walter Salles uma vez que diretor e Fernanda Montenegro — mãe de Fernanda Torres — uma vez que protagonista. “Portanto, vai ser a minha chance de ver o Brasil nos holofotes. Estou muito empolgada”, completou.

Outras premiações importantes

Embora o Oscar seja o núcleo das atenções, outras premiações, uma vez que o Orbe de Ouro e o BAFTA, também desempenham um papel crucial na definição do quadro cinematográfico de 2025. Essas premiações oferecem um espaço para obras menores e independentes brilharem, trazendo inconstância às discussões sobre cinema.

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Filme brasiliano em destaque

O filme Ainda Estou Cá é uma das principais produções brasileiras de 2024, dirigido por Walter Salles e fundamentado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. A obra narra a trajetória de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), que enfrenta o desaparecimento de seu marido, o deputado Rubens Paiva (vivido por Selton Mello), durante a ditadura militar no Brasil. O longa explora temas uma vez que justiça, memória e resistência, destacando-se por sua abordagem intimista e emocional.

Ainda Estou Cá, filme brasiliano, é promessa de indicação ao Oscar (Imagem: Sony Pictures / Divulgação)

Ainda Estou Cá estreou nos cinemas brasileiros em novembro de 2024, posteriormente ser exibido em festivais internacionais de prestígio, uma vez que o Festival de Veneza, onde recebeu saudação da sátira. A atuação de Fernanda Torres foi amplamente elogiada, sendo apontada uma vez que uma das melhores de sua curso, enquanto Fernanda Montenegro faz uma participação próprio.

O longa alcançou a marca de quinto filme mais testemunhado no Brasil em 2024, reforçando sua relevância no cenário pátrio. A produção foi pré-selecionada para simbolizar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025, elevando as expectativas para a temporada de premiações. Também existe expectativa para uma indicação de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz.

Críticos destacam a direção sensível de Walter Salles e a habilidade do filme em abordar questões históricas com relevância contemporânea.

Perspectivas para o 2025 do cinema

O cinema em 2025 carrega a esperança de um renascimento. Com grandes lançamentos, uma temporada de premiações robusta e um público que começa a redescobrir o prazer de ir ao cinema, o setor tem a oportunidade de reafirmar sua relevância.

O duelo, entretanto, está em tornar essa experiência mais alcançável e em dialogar com as transformações culturais e econômicas do público contemporâneo. Se bem-sucedido, 2025 pode marcar o início de uma novidade era para o cinema.

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