Startupi
IA, experiência do cliente e Open Finance: oportunidades para fintechs e bancos
*Por Cristiano Rocha
A transformação do dedo tem movimentado o mercado de bancos e fintechs, com novidades que prometem revolucionar a maneira porquê as instituições financeiras operam e interagem com seus clientes. O desenvolvimento da IA (Perceptibilidade Sintético) para melhora da eficiência operacional; a relevância do Open Finance, principalmente para ampliar a personalização da experiência do cliente; e a colaboração entre fintechs e bancos tradicionais para impulsionar novas soluções ditam as tendências e apontam para oportunidades para o setor.
Entre os principais ganhos da IA, por exemplo, estão a automação de processos. Instituições financeiras estão cada vez mais adotando nascente recurso para modificar a forma porquê realizam tarefas repetitivas, reduzindo custos operacionais e diminuindo a incidência de erros humanos. Os principais exemplos incluem a automatização de processos operacionais e atendimento ao cliente através de chatbots inteligentes.
Outra emprego que terá impacto positivo é a personalização de serviços a partir do uso e estudo de dados. Algoritmos de machine learning, por exemplo, analisam o comportamento dos clientes e podem prever suas necessidades, oferecendo soluções financeiras sob medida.
A utilização da Perceptibilidade Sintético também tem sido eficiente para prevenção de fraudes. Sistemas baseados em IA podem identificar padrões anormais e suspeitos em tempo real, alertando as instituições sobre possíveis atividades fraudulentas antes que causem danos significativos.
Bancos e fintechs mais colaborativos em prol da inovação
Bancos e fintechs devem ampliar ainda mais a força para parcerias estratégicas nos próximos anos. Os benefícios são inúmeros, combinando a desembaraço e a inovação das fintechs com o potencial de graduação e a crédito das empresas e dos bancos estabelecidos. Isso resulta em produtos e serviços inovadores que atendem melhor às necessidades dos clientes.
As fintechs têm liderado a inovação em soluções de pagamento, incluindo carteiras digitais, pagamentos por aproximação (NFC) e soluções de pagamento momentâneo. Essas inovações estão tornando as transações financeiras mais rápidas, seguras e convenientes para os consumidores, além de aumentar a inclusão financeira dos brasileiros, com a oferta de serviços bancários a populações desatendidas ou subatendidas.
Força do Open Finance, Blockchain e Criptomoedas
Os movimentos de Open Banking e Open Finance estão ganhando cada vez mais tração globalmente, tendência que está transformando o setor financeiro. A iniciativa permite que clientes compartilhem dados financeiros com terceiros de forma segura e estruturada, possibilitando uma maior competição e inovação, o que resulta em produtos e serviços mais competitivos e personalizados.
O blockchain e as criptomoedas, por sua vez, estão remodelando o cenário financeiro, oferecendo maior transparência, segurança e eficiência nas transações. O uso de contratos inteligentes em blockchain vem revolucionando a maneira porquê os acordos têm sido firmados. Esses contratos auto executáveis garantem que as transações sejam realizadas de forma segura e transparente, sem a premência de intermediários.
As instituições financeiras estão usando criptomoedas cada vez mais para facilitar pagamentos internacionais, diminuindo custos e aumentando a velocidade das transações. A tecnologia blockchain permite transferências praticamente instantâneas e com menores taxas de transação.
Outro ponto cima é o quanto a tokenização de ativos físicos e digitais que vem se popularizando. Isso permite que ativos porquê imóveis, obras de arte e até mesmo ações sejam representados porquê tokens em blockchain, facilitando a negociação e aumentando a liquidez.
Foco na Experiência do Cliente
Por término, a melhoria da experiência do cliente terá relevância ainda maior nos próximos anos e deve ser o foco do setor financeiro. A geração e o desenvolvimento de interfaces de usuário intuitivas e amigáveis com aplicativos bancários com design simplificado e funcionalidades claras que ajudam a aumentar a satisfação e a lealdade do cliente devem lucrar mais espaço.
Outra tendência que já está se tornando um padrão é o aumento da oferta de uma experiência omnichannel, na qual os clientes podem interagir com a instituição financeira por meio de múltiplos canais (telefone, chat, e-mail, redes sociais), de forma integrada e consistente. Isso garante que os clientes recebam suporte e atendimento de subida qualidade, independentemente do meio utilizado. Com uma notícia cada vez mais horizontalizada, as ferramentas de feedback para coletar opiniões dos clientes e fazer melhorias contínuas em seus serviços terão mais e mais relevância, com destaque para pesquisas de satisfação e estudo de sentimentos em chats e redes sociais.
*Cristiano Rocha é formado em Engenharia de Computação pela PUC-RIO e atualmente é CRO (Chief Risk Officer) na Open Co. Cristiano também é um investidor criancinha ativo no ecossistema brasílio.
Aproveite e junte-se ao nosso meio no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique cá para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
O post IA, experiência do cliente e Open Finance: oportunidades para fintechs e bancos aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Próprio