A justiça do Reino Uno decidiu pela pena de um varão a um ano de prisão. O tipo foi flagrado por câmeras de segurança despejando resíduos de asbesto, um mineral tóxico, em um cemitério.

O caso ocorreu em 1º de julho de 2022. As imagens mostram Damian Barr, de 36 anos, descartando telhas contendo o material potencialmente cancerígeno a poucos metros de intervalo das lápides do cemitério Foster Hill Road, em Bedford, cidade da Inglaterra.

Riscos à saúde e para o meio envolvente

  • As autoridades britânicas entenderam que, apesar do lixo tóxico não ter sido estanco diretamente nas lápides, isso constitui um violação à saúde pública.
  • A justiça do país destacou que o material poderia motivar a contaminação de funcionários do próprio cemitério ou de outras pessoas que eventualmente entrassem em contato com a substância.
  • Outrossim, há riscos de contaminação do meio envolvente.
  • O próprio tipo admitiu ter praticado o violação em prova ao Tribunal de Luton.
  • As informações são da BBC.
Lixo tóxico foi retirado de cemitério pelas autoridades (Imagem: Juízo Municipal de Bedford)

Leia mais

Câmeras flagraram o violação

A Equipe de Crimes Ambientais do Juízo do Região de Bedford entrou em ação na justiça do Reino Uno depois de ter chegada às imagens das câmeras de segurança do lugar. Os equipamentos foram instalados no lugar depois de outros incidentes no cemitério.

Outros casos semelhantes foram registrados neste ano. Na Irlanda do Setentrião, algumas pessoas foram flagradas despejando lixo em um cemitério do país. O mesmo ocorreu no País de Gales, onde os materiais descartados incluíam colchões.

Lixo foi estanco por varão (Imagem: Juízo Municipal de Bedford)

Lembrando que o lixo ilícito de lixo é considerado um risco à saúde pública e pode gerar a contaminação de pessoas e do próprio solo.

O post Varão joga lixo tóxico em cemitério e é sentenciado apareceu primeiro em Olhar Do dedo.