Reprofundar em Fernando de Noronha, explorar a Pequena África no Rio de Janeiro ou fazer um safári no Pantanal. Essas são algumas das 100 experiências turísticas que integram o projeto Vitrine Visit Brasil, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae Vernáculo. A iniciativa tem uma vez que objetivo promover as vivências mais autênticas em 30 destinos estratégicos e icônicos do Brasil, atraindo turistas estrangeiros para colecionarem momentos únicos pelos quatro cantos do país.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca o projeto uma vez que inovador e importante para posicionar o Brasil entre os líderes no planta do turismo internacional. “A Embratur tem feito um grande trabalho para variar os nossos destinos, porque o Brasil é muito grande e com muitas opções para o mundo nos saber”, diz Freixo.
Com o uso de dados e lucidez de mercado, conseguimos selecionar as experiências mais alinhadas com as estratégias de promoção do turismo brasílico no mercado internacional. Mais turistas desembarcando no Brasil é geração de serviço e renda para a população.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Representando 90% dos negócios turísticos do Brasil, as micro e pequenas empresas (MPEs) são destaque na Vitrine Visit Brasil, garantindo que mais de 70% das experiências participantes do projeto sejam oferecidas por esses empreendedores.
Para o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, além de tomar a núcleo do Brasil, o projeto é uma oportunidade importante para o desenvolvimento das MPEs do setor. “Esses empreendedores terão o esteio da Embratur na comercialização e promoção internacional das suas experiências. É uma oportunidade de inferir novos mercados, se conectar a um público qualificado e fabricar mais possibilidades de negócios para essas empresas”, explica Reis.
Enquanto a Embratur atua para mostrar o potencial dos destinos brasileiros, o Sebrae prepara as MPEs para proporcionar a melhor mergulho aos turistas estrangeiros.
Somente em 2024, os turistas estrangeiros gastaram mais de R$ 26 bilhões no Brasil. Ao participar desta estratégia com a Embratur, o Sebrae procura fomentar os negócios do turismo. Mormente os pequenos negócios, responsáveis pela geração de empregos e renda em todo país. Somos um país com grande heterogeneidade e precisamos mostrar toda esta potência para o mundo. Com isso, vamos gerar mais oportunidades para os empreendedores.
Décio Lima, presidente do Sebrae
Experiências na Vitrine
Na Vitrine Visit Brasil, as experiências terão a oportunidade de se conectar com um público qualificado, expandindo a visibilidade no mercado internacional e fortalecendo a venda desses produtos para turistas internacionais. Para isso, a Embratur disponibiliza algumas ferramentas de esteio à comercialização e promoção dessas vivências uma vez que produção de conteúdos digitais, webinários e encontros de negócios, famtours, press trips, participação em feiras internacionais, ações de marketing do dedo e campanhas publicitárias. As ações serão desdobradas em várias etapas até o final de 2025.
As primeiras 25 experiências já foram selecionadas e estão participando das ações do projeto, incluindo uma ativação do segmento de reparo de aves (birdwatching) durante a World Travel Market (WTM) Londres, que ocorre entre os dias 5 e 7 de novembro na capital inglesa, e a apresentação da Rota das Emoções na Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), na Espanha, em 2025.
As demais 75 experiências ainda estão em estudo pelas equipes técnicas da Embratur e Sebrae. A metodologia e critérios utilizados para a seleção das vivências do Vitrine Visit Brasil refletem o compromisso da Embratur em tornar o Brasil reconhecido por sua heterogeneidade e por experiências turísticas autênticas e sustentáveis. A seleção será finalizada em dezembro deste ano.