Um levantamento realizado pela plataforma de monitoramento de redes sociais Buzzmonitor apontou que big techs uma vez que Amazon, Google e Apple estão entre as empresas mais faladas nas notícias brasileiras nas redes sociais. Elon Musk também se destacou: o bilionário proprietário do X/Twitter é a notoriedade mais comentada, a frente de Gusttavo Lima e Neymar.
A plataforma analisou a cobertura brasileira em perfis de Instagram, Facebook e canais com assinatura RSS, com expansão para Threads e Bluesky nos últimos meses.
Big techs estão entre as empresas mais faladas no Brasil
A Buzzmonitor constatou murado de 7 milhões de publicações em mais de 5 milénio perfis noticiosos brasileiros nas redes sociais. Os dados foram coletados desde o início de 2024 até o dia 8 de setembro, nas plataformas mencionadas.
Os conteúdos receberam mais de 2 bilhões de interações, incluindo comentários, compartilhamentos e outros. A métrica, no entanto, mostrou que nem todas as notícias engajam da mesma forma, com alguns temas atraindo mais atenção do que outros. Por exemplo, enquanto quase 80% das publicações receberam menos de 160 interações, algumas chegaram a 190 milénio.
Para realizar a mensuração, a empresa selecionou de forma aleatória 50 milénio manchetes usando uma utensílio de IA generativa própria, a Buzz Insights.
Entre as marcas identificadas nas manchetes, as big techs levaram a melhor: a Amazon foi a mais mencionada, com 27.300 ocorrências – mais de 100 citações por dia. A lista mostra um destaque para big techs. Na sequência, vem Netflix, Google e Apple. Microsoft aparece em sexto. Veja o ranking completo:
Elon Musk foi a notoriedade mais citada nas notícias
O levantamento também analisou as celebridades mais citadas nas redes sociais no período, excluindo políticos.
O topo da lista ficou com o bilionário Elon Musk, com mais de 48 milénio publicações – quase 192 por dia. Vale lembrar que, nas últimas semanas, o executivo está em disputa com o Judiciário brasílico por conta do X/Twitter (que também envolveu outras de suas empresas, uma vez que SpaceX e Starlink).
O ranking segue com celebridades do mundo da música, televisão e futebol. Depois de Musk, Gusttavo Lima e Neymar ficam na segunda e terceira posição, respectivamente.
Leia mais:
- Big techs estão mentindo sobre suas emissões de carbono?
- Drible no bloqueio do X no Brasil vai custar alguns milhões a Elon Musk
- 5 coisas que você deveria saber antes de comprar na Amazon
Tecnologia não é tema preposto dos brasileiros
- Apesar das big techs e Elon Musk estarem em posições de destaque nas notícias brasileiras nas redes sociais, o noticiário de tecnologia não foi o foco dos perfis brasileiros.
- Entre os temas mais noticiados, o destaque ficou com Cotidiano, Política e Entretenimento. Tech ficou com unicamente 0,7 da fatia totalidade da cobertura;
- A situação melhora quando falamos sobre engajamento. As notícias relacionadas a tecnologia tiveram média de murado de 185 interações por publicação. O tema que mais engajou foi Religião, com média de pouco mais de 445 interações.
Veja a média de interações por notícia:
O post Elon Musk é a “notoriedade” mais citada nas notícias brasileiras apareceu primeiro em Olhar Do dedo.