Startupi
Eleições 2024: confira propostas dos candidatos à prefeitura de SP sobre negócios, PMEs e startups
O primeiro vez das eleições municipais acontece no próximo domingo (6) e segundo o Instituto Datafolha, a disputa está empatada tecnicamente, no limite da margem de erro, entre o candidato do MDB, Ricado Nunes, e Guilherme Boulos do PSOL, seguidos de Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Maria Helena (Novo).
Os planos de governo entregues pelos candidatos de São Paulo ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) incluem propostas incomuns uma vez que o uso de drones com mensagens sonoras, a instalação de teleféricos, a geração de quadras esportivas uma vez que estratégia de combate às drogas, além de um programa de “bolsa pontos”, onde a população poderá trocar pontos por ingressos para shows e eventos culturais. O incentivo aos negócios, empreendedorismo e PMEs são pincelados nas propostas dos candidatos.
Reunimos as propostas voltadas para negócios e empreendedorismo dos seis nomes mais cotados na disputa.
Ricardo Nunes propõe inovação ensejo e investimentos nacionais e internacionais
A campanha de Ricardo Nunes destaca a geração de ações uma vez que facilitação do aproximação ao crédito e o desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis. Além da elaboração de um ecossistema de inovação, com a implementação de 10 centros de inovação ensejo em Smart City e Perceptibilidade Sintético.
O candidato a reeleição também propõe a atração de novos investimentos nacionais e internacionais e retenção dos empreendimentos já estabelecidos na capital, com foco em áreas estratégicas uma vez que tecnologia, economia criativa, sustentabilidade, saúde, instrução e turismo.
Planos de Boulos ficam na novidade economia e na democratização de crédito para pequenos negócios
Para Guilherme Boulos, as propostas envolvem a geração de Centros de Oportunidades, voltados à formação profissional e empreendedorismo em regiões com menor oferta de instrução, trabalho e renda, com foco na novidade economia e áreas uma vez que tecnologia, audiovisual, voga e gastronomia.
Boulos quer a geração de uma Escritório Municipal de Crédito visa democratizar o aproximação a linhas de financiamento para pequenos e médios empresários, e propõe um Projecto de Inovação Econômica, articulando incentivos para polos tecnológicos e atração de serviços industriais.
Projecto de Pablo Marçal pra negócios em SP envolve parcerias público-privadas
O projecto de governo de Pablo Marçal foca na promoção de programas assistenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade, transformando programas sociais em trilhas de desenvolvimento pessoal. O projeto do candidato defende capacitação profissional com suporte psicológico e cursos técnicos, conectando a demanda de trabalho com a oferta, principalmente nas regiões periféricas, por meio de parcerias público-privadas.
Há também propostas de mapear vocações regionais, desburocratizar serviços públicos, estimular a participação em compras públicas e oferecer microcrédito atingível. O fortalecimento dos micro e pequenos negócios inclui digitalização, incentivo à inovação e parcerias para capacitação técnica.
Propostas de Tabata Amaral sugerem crowdsourcing e crédito para PMEs
A campanha de Tabata Amaral propõe o programa “Capacitaí” para qualificação profissional, capacitando 100 milénio pessoas em quatro anos, com cursos voltados para novos empregos e empreendedorismo, com foco em grupos vulneráveis. O “SP Empreendedor” oferecerá crédito popular subsidiado para pequenos empreendedores.
Tabata quer implementar quatro Distritos de Desenvolvimento Econômico e Parques Tecnológicos nas zonas Leste e Oeste, transformando São Paulo em um hub de tecnologia. Outrossim, a candidata do PSB tem propostas para a geração da Plataforma Municipal de Inovação Ensejo de São Paulo, que além de vulgarizar uma vez que a Prefeitura pode concordar o seu negócio, realiza concursos e dá prêmios às startups que, por meio da perceptibilidade coletiva (crowdsourcing), ajudem a resolver problemas enfrentados por São Paulo.
José Luiz Datena foca na redução de impostos
Datena propõe a redução de impostos sem gerar taxas, priorizando a geração de empregos, principalmente nas periferias. Ele também quer ampliar parcerias com universidades e centros de pesquisa para fomentar a inovação, oferecendo incentivos fiscais a startups e promovendo o aproximação à internet em áreas públicas para combater a exclusão do dedo.
Marina Helena defende Lei da Liberdade Econômica, redução do ISS e cultura empreendedora
As propostas de Marina Helena defende a emprego da Lei da Liberdade Econômica, promovendo a colaboração entre o setor público e privada, com a intenção de gerar um ecossistema de negócios, investindo em parcerias público-privadas para aumentar a eficiência dos serviços e atrair investimentos. A candidata do Novo também promete reduzir o Imposto Sobre Serviços (ISS) quando a arrecadação ultrapassar o prolongamento do PIB.
Outrossim, seu projeto inclui gerar ambientes experimentais para startups, fomentar a cultura empreendedora, e estabelecer parcerias com grandes empresas para revitalizar espaços públicos subutilizados em São Paulo.
Aproveite e junte-se ao nosso conduto no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique cá para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
O post Eleições 2024: confira propostas dos candidatos à prefeitura de SP sobre negócios, PMEs e startups aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz