Utilizado cada vez mais como uma forma de manipulação política, o deepfake é uma forma de se usar a inteligência artificial para recriar faces e falas de uma pessoa em vídeos. Um dos meios nos quais mais tem ocorrido isso é o político. Por isso, tendo em vista que há as eleições agora em 2024, é muito importante saber como identificá-los para não ser influenciado por algo que é falso.
Há deepfakes que utilizam a imagem de uma pessoa criando um vídeo no qual ela dá uma declaração que nunca existiu. Mas há também os perfis falsos nas redes sociais e até mesmo simulações de vozes, as deepvoices.
Leia mais:
- 5 IAs gratuitas com voz de famosos e personagens
- 3 grandes tendências de IA para o agro em 2024
- Esta IA pode te ajudar a estacionar seu carro
Exemplo de deepfake nas eleições de 2022
Em agosto de 2022, uma deepfake foi divulgada com a voz da apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, na qual ela trazia resultados de uma pesquisa do Ipec sobre as intenções de votos para presidente.
No vídeo, Renata dizia que o então presidente, Jair Bolsonaro, estava com 44% das intenções de voto e por isso, liderava a corrida eleitoral. Por outro lado, o na época, ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, estava em segundo, com 32%. Porém, o vídeo verdadeiro dizia o contrário: Lula tinha 44% e Bolsonaro 32%.
Esse tipo de conteúdo pode interferir no resultado de uma eleição, por isso, é muito importante ficar atento a pontos e identificar se o vídeo é verdadeiro ou falso.
Dicas para identificar as deepfakes nas eleições de 2024
Alguns aspectos podem ser observados para a pessoa identificar se um determinado vídeo é ou não uma manipulação deepfake. Para isso, assistir aos conteúdos em tela cheia e na melhor qualidade possível. Além disso, lembre-se sempre de checar a informação passada no vídeo. Para isso, confira se ela foi noticiada em algum veículo confiável. Se não, há uma grande chance de ser falsa.
Olhar
Um ponto importante é observar se a pessoa está focando em algum objeto ou câmera. Caso não esteja, esse pode ser um indicativo de que o vídeo é falso. Mas, fique calmo, é necessário ver os outros aspectos.
Boca
Caso a boca da pessoa que está falando no vídeo não faça movimentos que são naturais, como abrir os lábios demais enquanto pronuncia uma palavra, também desconfie. Verifique ainda a sincronia do som com a boca.
Movimentos e iluminação
Confira se o personagem do vídeo faz movimentos bruscos. Também repare na iluminação da cena, observando se na mudança de um quadro para o outro, ela muda muito. Veja ainda o tom da pele da pessoa.
O post Eleições 2024: como identificar deepfake? apareceu primeiro em Olhar Digital.