Muitos dos esportes presentes nas Olimpíadas inspiraram jogos famosos de videogame. Basta lembrar das diversas modalidades no Nintendo Wii, ou nos jogos de futebol do PlayStation e do Xbox. Há décadas, um esporte não tão espargido fazia sucesso entre jogadores no Atari: o decatlo.

A modalidade está presente nas Olimpíadas de Paris e, há mais de 40 anos, levava os competidores ao extremo – e o joystick que o diga.

Lançado em 1983, “Decathlon” virou “vândalo” de joysticks (Imagem: Atari)

Declato fazia sucesso no Atari décadas detrás

Em 1983, o famoso videogame Atari, da empresa de mesmo nome, lançava o “Decathlon”. O game da Activision (atual Activision Blizzard, que enfrentou romance para ser vendida para a Microsoft) era comportável com o Atari 2600 e levava os jogadores à loucura com proposta simples: praticar o declato, competição de atletismo com dez provas.

A modalidade está presente nas Olimpíadas 2024 e conta com provas, uma vez que salto em intervalo, lançadura de disco, 100, 400 e 1.500 metros rasos. O game reproduz todas as dez variações.

Só que o ato de jogar não era tão simples. Uma vez que o controle do Atari consistia em um joystick em uma base, todas as modalidades dependiam de movimentar unicamente um botão. Era aí que morava o problema.

Relembre uma vez que era o jogo:

Jogo era “vândalo” de joysticks do Atari

O “Decathlon” era verdadeiro vândalo de controles do Atari. Nas modalidades de corrida, o objetivo era, obviamente, decorrer mais rápido. Para isso, os jogadores dependiam de uma barra que precisava permanecer enxurro para que o galeria se movesse.

O problema era uma vez que conseguir isso: o competidor precisava movimentar o controle sem parar, na maior velocidade provável.

Nas modalidades de salto em intervalo e com vara, o joystick do Atari não ficava muito melhor. O jogador precisava movimentar o controle com velocidade e, quando chegasse no momento manifesto, restringir o famoso botão vermelho do controle para pular. Só que, no calor do momento, a velocidade no controle vira força e pronto: joystick quebrado.

No ritmo das Olimpíadas, o game do Atari ainda premiava seus melhores jogadores com “medalhas”. Quem alcançava certa quantidade de pontos, poderia mandar uma foto para a Activision e lucrar um emblema feito de tecido.

Nas regras da empresa, 8,6 milénio pontos equivalia a um emblema de bronze; nove milénio, um emblema de prata; e dez milénio, um de ouro.

Olympics GO! Paris 2024 é o jogo da Olimpíadas deste ano (Imagem: Divulgação/nWay, Inc)

Leia mais:

Olimpíadas 2024 também têm jogo inspirado em esportes

  • O jogo do Atari inspirou diversos outros games de atletismo, uma vez que o “Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020”. O Wii é outro exemplo, com tênis, tênis de mesa e corridas;
  • Levante ano, as Olimpíadas também contam com um jogo peculiar inspirado na competição. O “Olympics Go! Paris 2024” traz modalidades recentes dos jogos olímpicos, uma vez que break dance, e clássicas, uma vez que natação e ciclismo;
  • São 12 minijogos que podem ser acessados no aplicativo gratuito no computador, ou em celulares Android e iOS.

O post Vândalo de joystick: relembre jogo de Atari inspirado nas Olimpíadas apareceu primeiro em Olhar Do dedo.