Startupi

Desbrava.ai quer conectar empresas com necessidades complementares por meio de plataforma de matchmaking

A Desbrava.ai, uma startup especializada em lucidez sintético, está em processo de expansão e desenvolvimento de novos produtos. Fundada há cinco anos por Paulo Pereira, atual CEO, a empresa tem se engrandecido no mercado B2B ao gerar soluções que conectam companhias e resolvem problemas específicos.

Entre seus principais produtos está uma plataforma de “matchmaking” B2B, que tem uma vez que objetivo unir empresas que enfrentam desafios semelhantes com soluções complementares.

A startup foi impulsionada por diversos programas de aceleração, uma vez que o Sebrae for Startups, e já conquistou a crédito de investidores, uma vez que Bossa Invest e Orgânica Venture Builder, que juntos aportaram R$ 800 milénio.

De concórdia com Paulo, o Sebrae for Startups desempenhou um papel forçoso na evolução da Desbrava.ai. A startup participou de diversos programas, uma vez que o Growth XP, um laboratório de aceleração de vendas que ajudou a empresa a aumentar seu faturamento em 50% no último semestre. 

“O Sebrae abriu muitas portas para nós. Estamos também no programa Capital Empreendedor, que nos deu chegada a investimento e credenciou nossa participação no Air Summit em Lisboa”, explica o empreendedor.

Ainda segundo ele, essas iniciativas foram essenciais para o desenvolvimento do novo resultado de matchmaking B2B, que será lançado oficialmente na Feira do Empreendedor em outubro.

O Sebrae for Startups, um programa reconhecido por impulsionar pequenas empresas com potencial de prolongamento, ajudou a Desbrava.ai a não só identificar a demanda por um resultado de matchmaking B2B, mas também a realizar testes em eventos e feiras que confirmaram a viabilidade da solução. Agora, o objetivo da empresa é expandir esse serviço, que pode simbolizar um diferencial competitivo no mercado brasílio de tecnologia.

Matchmaking B2B: conectando soluções

O novo resultado da Desbrava.ai visa resolver um problema recorrente no envolvente empresarial: a dificuldade de encontrar parceiros que possam complementar e resolver desafios.

Muitas empresas, principalmente startups, fazem secção de grupos de WhatsApp, comunidades de inovação e hubs de aceleração, mas não conseguem efetivamente gerar negócios entre si.

A solução desenvolvida pela Desbrava.ai pretende mudar esse cenário, criando uma plataforma onde negócios com necessidades complementares possam se encontrar e colaborar.

“Queremos gerar o maior ecossistema de matchmaking entre empresas do Brasil. Hoje, há muitas startups e companhias participando de comunidades, mas sem gerar negócios reais. Nossa plataforma veio para revolucionar isso”, afirma Paulo.

Ele explica que a plataforma de matchmaking não exclusivamente conecta empresas dentro de uma mesma comunidade, mas também permite que elas interajam com outras comunidades, ampliando ainda mais as oportunidades de negócio.

Projeções de prolongamento

Com 16 funcionários, sendo 8 full-time e 8 part-time, a Desbrava.ai está em ritmo rápido de prolongamento. A empresa já está presente em diversas partes do Brasil e em outros países, uma vez que Estados Unidos, Israel, Colômbia e Reino Uno, graças a parcerias estratégicas.

Para 2025, a meta da startup é atingir milénio usuários em sua plataforma de matchmaking B2B e consolidar-se uma vez que a principal referência nesse tipo de serviço no país.

“Estamos focados em expandir nosso novo resultado de matchmaking e ser o principal ecossistema B2B do Brasil. Queremos gerar um nicho específico de conexão entre empresas que, até agora, ainda não existe de maneira eficiente”, comenta Paulo.

Além do foco no prolongamento da plataforma de matchmaking, a startup também está se preparando para atrair novos investimentos e expandir sua base de clientes. Recentemente, ela começou a explorar um protótipo de revenda para escalar ainda mais rapidamente, gerando novas oportunidades de ocupação e ampliando sua rede de parceiros.

A estratégia de matchmaking da Desbrava.ai reflete uma tendência crescente no envolvente de negócios global: a valimento do networking e da colaboração entre empresas para resolver desafios complexos. Startups e companhias em período de prolongamento precisam de soluções ágeis e eficazes para se manterem competitivas, e a plataforma da Desbrava.ai  pretende fornecer esse suporte.

Por meio de lucidez sintético e estudo de dados, a plataforma é capaz de identificar as necessidades de cada empresa e conectá-las a soluções adequadas, criando um envolvente mais dinâmico e eficiente para a geração de negócios. Isso pode ser principalmente útil para startups que enfrentam dificuldades em encontrar parceiros de crédito ou que não possuem os recursos necessários para investir em grandes iniciativas de marketing.

A Desbrava.ai se posiciona uma vez que uma startup que combina tecnologia e estratégia para fornecer soluções no mercado B2B. Ao unir empresas que precisam umas das outras, o negócio promete transformar o cenário de negócios, gerando mais valor e oportunidades para seus clientes e parceiros.

Além de sua atuação no Brasil, a Desbrava.ai já iniciou sua ingressão no mercado internacional. A participação em eventos globais, uma vez que o Air Summit em Lisboa, reflete o interesse da empresa em se estabelecer uma vez que uma solução para o matchmaking entre outras companhias. Com um resultado escalável e multilinguagem, a startup se prepara para competir em um cenário global, ampliando sua atuação além das fronteiras brasileiras.

Aproveite e junte-se ao nosso meato no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique cá para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Desbrava.ai quer conectar empresas com necessidades complementares por meio de plataforma de matchmaking aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Tiago Souza