Tubarões são as criaturas mais temidas do mar. Caçadores implacáveis, eles nadam extremamente rápido e algumas espécies podem ter até três milénio dentes na boca! Os tubarões ocupam o topo da masmorra fomentar dos oceanos, mas nem todos eles são assim tão… ameaçadores.

Quando pensamos no bicho, a primeira coisa que vem à cabeça é essa descrição que fiz supra. Algumas espécies, porém, passam muito longe dessa imagem de rei dos mares. É o caso do pequeno tubarão-lanterna-anão.

E ele é pequeno mesmo: em média, a espécie atinge somente 20 centímetros de comprimento. Ou seja, ele cabe na palma da sua mão. Vendo a foto supra, não dá para proferir que eles sejam fofos… A formosura não é lá uma das principais características do bichinho… Mas eles estão longe de serem amedrontadores.

É importante registrar que esses tubarões são bastante esquivos e discretos, logo, não existem tantos registros assim sobre esse tipo de peixe.

Tubarão-lanterna-anão é beeeem dissemelhante de seu primo distante, o implacável tubarão-branco (Imagem: LuckyStep/Shutterstock)

O que sabemos sobre o menor tubarão do mundo

  • O nome científico do tubarão-lanterna-anão é Etmopterus perryi;
  • Eles são conhecidos somente por alguns avistamentos e capturas acidentais na costa da América do Sul;
  • Os cientistas acreditam que a maioria deles viva no Atlântico centro-ocidental, em profundidades entre 283 e 439 metros;
  • Falando em países, eles ficam próximos às costas de Colômbia e Venezuela;
  • Esses animais possuem olhos muito grandes, apesar de viverem numa profundidade onde o escuro predomina;
  • E, apesar de parecerem inofensivos (por razão do tamanho), eles têm 60 dentes afiados em suas bocas – e são carnívoros;
  • A espécie também possui manchas que emitem certa quantidade de luz;
  • Os pesquisadores afirmam que essa é uma forma de o tubarão-lanterna-anão atrair as presas para perto de si;
  • Os estudos também indicam que esses peixes são ovovivíparos, ou seja, se desenvolvem em ovos dentro do corpo das mães.

Leia mais:

Espécie vive em trechos das costas de Colômbia e Venezuela, no Oceano Atlântico (Imagem: Reprodução/IUCN)

Ameaço de extinção?

Porquê relata o IFLScience, a espécie até aparece na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na {sigla} em Inglês). O tubarão-lanterna-anão, no entanto, é listado uma vez que espécie “de menor preocupação”. Isso significa que ele não corre risco grave e iminente de extinção.

Apesar desse alerta suave, alguns cientistas destacam que a espécie costuma ser capturada em redes de pesca de arrasto. Ou seja, ele pode não decorrer risco hoje, mas não devemos nunca subtrair a guarda, senão, já, já, ele pode entrar nessa lista.

Os pesquisadores também destacam que existem poucos estudos que tratam sobre esse bicho. E, quanto mais informações tivermos, mais saberemos uma vez que respeitá-lo, além de preservar seu habitat proveniente.

O post Conheça o menor tubarão do mundo – ele cabe na palma da sua mão! apareceu primeiro em Olhar Do dedo.