O uso de um umidificador, mormente em épocas mais áridas, adiciona umidade ao ar da sua mansão. Assim, ter um umidificador pode ajudar a evitar que sua pele, nariz, lábios, gorgomilos e seios nasais fiquem muito ressecados, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
No entanto, saber porquê higienizar um umidificador regularmente é importante para evitar a disseminação de bactérias no envolvente, independentemente de você ter um umidificador novo ou um padrão mais macróbio.
Porquê higienizar umidificador de ar corretamente
Os umidificadores funcionam liberando vapor de chuva e, se essa chuva estiver enxurro de sujeira, mofo ou bactérias, ela diminuirá a qualidade do ar ao invés de melhorá-la. Isso é um problema mormente para pessoas com asma e alergias, mas mesmo pessoas saudáveis podem permanecer doentes ao respirar vapor contaminado de um umidificador sujo.
Dessa forma, a saneamento rotineira do umidificador traz muitos benefícios, por exemplo, manter o aparelho funcionando com desempenho ideal. A recomendação de especialistas é efetuar uma limpeza ligeiro a cada três dias caso o umidificador seja usado todos os dias, ou caso alguém na mansão tenha problemas respiratórios. Mas, de modo universal, você pode limpar o umidificador semanalmente.
Leia também:
- Porquê cuidar da saúde diante das fumaças de queimadas
- Do cérebro aos pulmões: porquê as queimadas te afetam por dentro
- Calor extremo pode provocar problemas respiratórios e no coração
3 dicas para limpar umidificador de ar
Antes de iniciar, é sempre importante verificar o manual do umidificador para obter instruções de limpeza, visto que cada padrão é único e pode exigir etapas ou ferramentas específicas. Mesmo assim, caso você não encontre o manual ou não consiga obter instruções no site do obreiro, você ainda pode seguir as dicas listadas aquém.
Desconecte, esvazie e desmonte o umidificador
Comece desconectando o umidificador da tomada e esvaziando toda a chuva restante. A chuva estagnada é o que leva ao mofo e às bactérias, portanto, você precisa esvaziar o aparelho. Tenha zelo ao evacuar a chuva para evitar que a umidade entre no motor e nos componentes elétricos da base.
Em seguida, desmonte e enxágue todas as peças de plástico, certificando-se novamente de não molhar nenhuma das peças com componentes eletrônicos. Tenha zelo se você tiver alguma incerteza sobre quais peças devem ou não ser desmontadas, evite forçar o aparelho.
Remova resíduos visíveis
Procure por acúmulo de sujeira nas peças e na base. Além da poeira e sujeira do ar, é provável calcário e limo proveniente dos minerais da chuva. Para remover esse acúmulo do aparelho, faça uma mistura com 1 xícara de chuva e 1 xícara de vinagre branco, e deixe de molho por uma hora. O vinagre ajudará a soltar qualquer resíduo e desinfectar o umidificador. Portanto, umedeça uma esponja ou escova com mais um pouco da solução e esfregue para remover toda a sujeira.
Limpe a secção interna do reservatório
Porquê a chuva fica paragem nesse recipiente, o interno do reservatório desenvolve uma película viscosa. A melhor maneira de higienizar esta secção do umidificador é enchê-la com duas xícaras de vinagre branco puro, fechá-la e sacudir para agitar a sujeira. Em seguida descartar o vinagre sujo, basta passar uma esponja úmida com vinagre puro.
Deixe todos os componentes secando antes de montar seu umidificador de novo. E lembre-se, se o umidificador não estiver em uso, não deixe a chuva paragem dentro do reservatório. A chuva paragem pode gerar mofo e bactérias. Assim, quando não estiver usando o aparelho, esvazie-o completamente e certifique-se de que ele esteja completamente sequioso antes de guardá-lo.
O post Porquê higienizar umidificador de ar corretamente apareceu primeiro em Olhar Do dedo.