As joias são geralmente feitas de metais nobres, pedras preciosas ou pérolas. Esse último material é particularmente interessante, porque diferente dos outros, ele é extraído de um ser vivo.
Para quem tem pressa:
- As pérolas são produzidas por ostras, mexilhões-de-água-doce e amêijoas a partir de uma reação defensiva;
- O processo ocorre naturalmente, mas produtores podem usar técnicas para desencadear esse processo;
- O material da qual elas são produzidas podem ter diferentes cores, sendo as mais raras as pretas.
Segundo o Mega Curisoso, geralmente as pérolas são extraídas de ostras, mas animais como os mexilhões-de-água-doce e as amêijoas eventualmente também podem produzi-las. O material se forma dentro desses seres vivos quando algo irritante vai para dentro deles.
As ostras, mexilhões-de-água-doce e amêijoas são moluscos que se alimentam bebendo água. Os nutrientes presentes nos líquidos e necessários para a sobrevivência desses animais são filtrados pelas brânquias e depois vão parar em seus estômagos para serem digeridos. No entanto, se algum corpo intruso entrar da concha com a água, uma reação defensiva começa a acontecer e as pérolas começam a se formar.
O corpo intruso pode ser qualquer coisa irritante para as ostras, como um parasita, pedaços de rochas, um único grão de areia, ou algum outro estresse que possa estar sendo causado no animal. Quando isso acontece, esses moluscos começam lentamente a secretar substâncias conhecidas como conchiolina e a aragonita.
Essas substâncias formam o nácar, também chamado de madrepérola, que envolve o corpo intruso, a fim de proteger o interior do animal. Assim se forma uma pérola, podendo levar até três anos para ser maturada.
Leia mais:
- Vídeo: turista no Egito manipula um dos caracóis mais mortais do mundo
- Molusco mais antigo do mundo viveu mais de 500 anos
- Caracol “blindado” evoluiu para sobreviver nas profundezas do oceano
Pérolas coloridas e comerciais
O processo de formação de pérolas se dá naturalmente, no entanto, o material também pode ser produzido a partir da inserção manual do corpo irritante no molusco, dando origem às conhecidas pérolas comerciais.
De uma forma ou de outra, essas pérolas podem ter diversas cores, como branco e cor de champanhe, as mais comuns, ou verde, azul, vermelho e até mesmo preto. Embora essas diferentes cores possam ser encontradas em quase todo mundo, as pretas são originadas no Pacífico Sul.
Apesar de não parecer tão complicado a produção de pérola, é difícil saber em quais ostras encontrá-las. O jeito é abrir uma a uma e tentar a sorte.
O post Como as pérolas se formam? apareceu primeiro em Olhar Digital.