A ação humana moldou rios durante anos. Colocamos barreiras neles e os canalizamos para os levar até as casas ou evitar enchentes. Retirar as curvas dos rios e deixá-los mais retos, por sua vez, é uma forma de aumentar a extensão disponível para atividades agrícolas e tornar a navegação mais rápida, segundo cláusula da companhia de saneamento da Escócia, Castle Water.

Entretanto, essa atividade também destrói o envolvente aquático e aumenta a verosimilhança de enchentes. Um rio deveria poder ter um fluxo livre e ser sinuoso.

A BBC News reportou que alguns rios na Noruega, Estados Unidos e Noruega estão, gradualmente, sendo redirecionados para restaurar seus cursos naturais. No Reino Uno, peixes, pássaros e invertebrados voltaram para alguns rios alguns meses em seguida a reconstrução das curvas.

Imagem: Curioso.Photography / Shutterstock

Rios são correntes naturais de chuva gula, o que significa que suas águas estão sempre em movimento. Isso é dissemelhante, por exemplo, das lagoas e lagos que são corpos d’chuva cercados por terreno.

Leia mais:

Porquê as curvas dos rios podem evitar enchentes?

Ao aditar curvas ao rio, a velocidade e o volume de chuva são alterados. Primeiro, cai a quantidade de chuva que um rio consegue trasladar para plebeu. Outrossim, a velocidade da chuva diminui à medida que mais estrutura é adicionada à morfologia do rio.

Quando as curvas dos rios são retiradas, em alguns pontos, o corpo d’chuva pode não ter tamanho suficiente para acomodar todo o volume e acontecem as enchentes.

A volta da inflexão do rio pode ajudá-lo a se limpar. Rios retos artificialmente têm um fluxo mais rápido e, por isso, carregam mais sedimentos. Com as curvas, esses sedimentos são depositados nas laterais. Outrossim, uma velocidade da chuva menor também torna o espaço mais favorável para os peixes descansarem. Assim, eles permanecem no sítio por mais tempo.

Rio em Utrecht
(Imagem: INTREEGUE Photography/Shutterstock)

Com a mudança climática alterando o padrão de chuvas, o número de enchentes pode crescer em algumas regiões do mundo. Nesse cenário, a ação humana para restaurar as curvas naturais dos rios pode ser precípuo para diminuir os riscos de enchentes.

Entretanto, o retorno das curvas não é uma solução para todos os rios, já que há diferentes terrenos, altitudes e substratos.

Qual a diferença de rio para lagoa?

Ambos têm chuva gula, mas o rio é uma fluente originário que irá desembocar em um outro rio, lagoa ou oceano, enquanto a lagoa é cercada por terreno.

O post Porquê as curvas dos rios podem evitar enchentes? apareceu primeiro em Olhar Do dedo.