*Por Alessandra Canuto e Valéria Oliveira
Soluções inovadoras na gestão de pessoas tem sido uma verdadeira revolução para muitas empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa TalentSoft, 62% dos entrevistados afirmam que o uso de tecnologias digitais para o RH aumentou sua satisfação com o trabalho. Essa tendência se reflete no fato de que, para 74% dos profissionais de RH, essa é uma prioridade para suas organizações.
O fato é que ferramentas como sistemas de gestão de recursos humanos (HRIS), softwares de recrutamento e seleção, plataformas de treinamento online e análise de dados estão capacitando os profissionais de RH a otimizarem suas operações e fornecerem insights valiosos para a liderança executiva.
A automação de processos manuais e repetitivos é um dos principais benefícios da tecnologia na gestão de pessoas. Isso permite que os profissionais de RH se concentrem em atividades de maior valor agregado, como o desenvolvimento de estratégias de recrutamento, retenção de talentos e desenvolvimento de liderança.
Segundo a consultoria Accenture, a digitalização pode reduzir em até 50% os custos de operação do RH. Além disso, de acordo com a Deloitte, as empresas que adotaram tecnologias digitais em seus processos de RH conseguem reduzir em até 40% o tempo gasto em tarefas administrativas.
Além disso, a tecnologia permite uma abordagem mais personalizada e eficaz para o recrutamento e seleção de talentos. Com o uso de algoritmos e análises preditivas, as empresas podem identificar candidatos com o perfil certo para as vagas em aberto, reduzindo o tempo de contratação e melhorando a qualidade das contratações.
Leia mais:
- Os limites do uso das redes sociais como critério para contratação
- Confira 5 aplicativos para ajudar na produtividade pessoal
- 5 aplicativos para você organizar sua rotina
Outro aspecto importante é a análise de dados. Com sistemas de gestão de RH baseados em nuvem, as empresas podem coletar e analisar uma grande quantidade de dados sobre seus funcionários. Essas informações podem ajudar os líderes a tomar decisões mais informadas sobre estratégias de pessoal, desenvolvimento organizacional e alocação de recursos.
No entanto, apesar dos benefícios, a implementação da tecnologia na gestão de pessoas apresenta desafios. Questões como privacidade de dados, segurança cibernética e resistência à mudança podem surgir ao longo do processo de adoção de novas tecnologias. É essencial que as empresas desenvolvam políticas e procedimentos adequados para mitigar esses riscos e garantir o uso ético e responsável da tecnologia.
Ao abraçar soluções tecnológicas inovadoras, o RH pode desempenhar um papel estratégico vital na empresa, oferecendo insights valiosos para a liderança executiva e impulsionando o sucesso organizacional a longo prazo.
*Allessandra Canuto é especialista em temas comportamentais e gestão da cultura
* Valéria Oliveira é especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura
O post Como a tecnologia está transformando o modo de fazer gestão de pessoas? apareceu primeiro em Olhar Digital.