Quer tornar seu negócio resiliente, inovador e mais competitivo? Montar um bom projecto de negócio, com base do Sebrae, é um dos primeiros passos para isso. Quando você planeja os processos da sua empresa, a chance de caminhar com tranquilidade aumenta e os resultados aparecem naturalmente.
O projecto de negócio é uma instrumento utilizada pelas organizações para traçar um retrato realista do mercado e fornecer a estrutura necessária para a empresa para depreender o sucesso. Ele deve ser construído em etapas, estabelecendo prazos, planilhas, receitas, entre outros quesitos.
Muita gente se engana ao pensar que um projecto de negócio é elaborado somente para empreendimentos em fases iniciais. A emprego dessa instrumento vai além da lhaneza de novidade empresa e pode ser ajustada para novas unidades ou filiais. Para ajudar os empreendedores nesse repto, o Sebrae preparou um passo a passo para estrear sua jornada na construção de um projecto de negócio de sucesso:
1º passo – Organização
Para debutar, monte um sumário contendo os pontos mais importantes de sua empresa. Ele será uma guia universal de seu empreendimento, para ajudar a norteá-lo e vender a teoria do seu negócio.
No início, é importante descrever quem são os empreendedores envolvidos e definir a missão, visão e valores do negócio. Outrossim, é precípuo deixar evidente em qual setor da economia sua empresa atua. E não se esqueça de estabelecer o capital social – de forma simples, ele representa os recursos colocados pelos sócios na hora de montar o negócio.
2º passo – Estudo de mercado
Com o sumário executivo em mãos, você já terá uma boa noção do que sua empresa precisa para prosperar. A partir daí, é hora de averiguar o mercado no qual você estará inserido de forma mais aprofundada.
Para melhor saber os seus clientes, use diferentes técnicas: pesquisas, entrevistas e conversas informais, além de permanecer de olho na concorrência. Identifique quais os principais players de seu segmento de atuação e conheça seus pontos fortes e deficiências.
Posteriormente compreender seus clientes e seus concorrentes, feche a sua estudo de mercado estudando seus fornecedores. Eles são as pessoas que fornecerão a você as matérias-primas necessárias ou equipamentos e serviços que ajudarão o seu negócio a rodar.

3º passo – Projecto de marketing
O terceiro passo para montar um projecto de negócio bem-feito é o planejamento de marketing. O documento deve sustar, no mínimo, quatro pilares básicos, que os estudiosos do setor chamam de “4Ps”:

Resultado – o que você oferta;
Preço – quanto custa o que você oferta;
Terreiro – onde você oferta;
Promoção – com quais condições você oferta.

Esses quatro elementos são fundamentais para você transmitir o posicionamento de sua empresa ao público-alvo.
4º passo – Projecto operacional
O quarto passo no seu projecto de negócio será a definição de porquê se dará a operação da sua empresa. Cá, você deverá definir: espaço físico, capacidade instalada e processos operacionais. Unicamente posteriormente essas três etapas anteriores, feche o seu projecto operacional pensando em dimensionamento de pessoal. Com espaço, capacidade e processos muito definidos, será mais fácil quantificar o número de profissionais necessários para colocar tudo em funcionamento.
5º passo – Projecto financeiro
Sabemos que a secção financeira é o pulmão de toda empresa. Por isso, no projecto financeiro, começamos com uma dica de ouro: seja realista. Uma boa estudo financeira do negócio pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso logo nos primeiros meses de vida.
Quando for desenvolver o seu projecto financeiro considere, no mínimo, os seguintes pontos: estimativa de investimentos necessários e de faturamento mensal; capital de giro; custos fixos e variáveis; custos com mão de obra; e os indicadores de viabilidade. Caso queira se aprofundar mais no tema, acesse o curso do Sebrae Uma vez que elaborar um projecto de negócio, on-line, 100% gratuito e com certificado do dedo.