O mercado financeiro aumentou as projeções de desenvolvimento da economia para levante ano. Edição do Boletim Focus desta segunda-feira (14) aponta para o desenvolvimento do Resultado Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, chegando a 3,01%, um pouco supra dos 3% projetados na semana passada.
O presidente do Sebrae Pátrio, Décio Lima, reforça que os resultados positivos da economia são reflexos da inclusão das pessoas no Orçamento. Segundo ele, o governo está hipotecado em manter a economia aquecida e a inflação sob controle.
Começamos uma semana com boas notícias, o que demonstra o quanto o governo está comprometido em tirar as pessoas do Planta da Rafa, prometer trabalho e economia firme.
Décio Lima, presidente do Sebrae Pátrio.
A pesquisa Focus é divulgada semanalmente pelo Banco Mediano, a partir de análises feitas por economistas. Além do desenvolvimento da economia, o relatório de mercado prevê um pequeno ajuste para taxa de juros – Selic – para o ano que vem. A estimativa é que o índice suba de 10,75% para 11%.
As alterações na Selic impactam diretamente os custos de empréstimos e financiamentos, o que influencia as decisões de consumo da população, muito porquê dos investimentos das empresas. Do ponto de vista dos pequenos negócios, a firmeza na taxa básica de juros favorece o aproximação ao crédito, garantindo a sustentabilidade das empresas e o seu aumento pode comprometer a sobrevivência das empresas. “Não há porque manter as taxas de juros lá em cima quando os indicadores econômicos apontam para outra direção”, defende Décio Lima.
A próxima reunião do Copom está marcada para 5 e 6 de novembro.